Calculating Empires: Poder e tecnologia

Emergência climática, fascismo tecnocrata, guerras coloniais, desigualdade… Muitos dos maiores desafios que enfrentamentos na contemporaneidade possuem histórias profundamente entrelaçadas. “Para ter um futuro, precisamos confrontar nosso passado”, é o que defendem Kate Crawford e Vladan Joler ao falar sobre a visualização de dados que elaboraram em conjunto.

Calculating Empires (em livre tradução: Calculando Impérios), é uma visualização de dados exploratória em larga escola que busca colocar o período contemporâneo sob a perspectiva do longo processo histórico das ideias, infraestruturas, tecnologias e sistemas de poder que nos trouxe até aqui. Os autores selecionaram dados desde 1500 para rastrear o caminho que os diferentes impérios trilharam e, principalmente, demonstrar como seu poder ainda hoje nos subjuga.

A visualização foca em quatro principais temas: comunicação, computação, classificação e controle. Faz isso de forma a buscar a demonstração de que as mudanças em comunicação e computação estão interconectadas com os sistemas de controle e de classificação. Ao posicionar o tempo no eixo vertical e os diferentes sistemas no eixo horizontal, Calculating Empires permite ao leitor uma navegação dinâmica onde poderá seguir um tema, um período de tempo ou um conjunto de ideias.

“A tendência contemporânea de simplificação e solucionismo enfraqueceu a capacidade de lidar com informações densas, enquanto nossas realidades técnicas e ambientais se tornou cada vez mais complexas e interdependentes. Ao visualizar essas histórias imperiais entrelaçadas em detalhe, nós esperamos ter um melhor entendimento do nosso estado atual.” — Kate Crawford e Vladan Joler (Tradução livre)

O trabalho dos autores pode ser visto clicando aqui.