Um ecossistema POLÍTICO-EMPRESARIAL: As relações de membros de Governos de Portugal com empresas e grupos
Esta é uma visualização interativa disponível no site de Pedro Miguel Cruz, ela aborda as relações entre membros de governos portugueses e as companhias no período entre 1975 e 2013. Os dados são interpretados como um ecossistema, onde cada grupo de relações interdependentes são reguladas por condições físicas – isto é, cada político tem uma sequência de companhias para visitar, buscando-as e pulando entre elas de forma cíclica.
Os círculos representam as companhias, com a área proporcional ao número de políticos diferentes que passaram por ela. Desta forma, os círculos maiores representam companhias com mais políticos.
Os políticos são simulados como organismos vivos, tendo um grupo de companhias para visitar, circulando-as por um tempo proporcional à duração de suas posições específicas dentro da companhia. A cor de cada político é baseada em seu partido político mais atual, quando não definido, foi utilizada a cor cinza. Além disso, a anatomia de cada político está relacionada ao número de companhias diferentes que precisam visitar.
É possível explorar esta visualização de várias formas mais específicas. Ao clicar na companhia, é possível isolar este ecossistema, mostrando apenas os políticos que tiveram uma posição dentro dela e mostrando as outras companhias que estes políticos visitaram orbitando ao redor da companhia selecionada.
Ao clicar em um político, é possível visualizar seu caminho entre as companhias, e também ter acesso às suas posições em governos, e suas afiliações políticas.