Universo de Emociones – a relação das emoções humanas
Uma das melhores formas que o ser humano tem para expressar suas emoções é a arte. Então, por que não utiliza-la também para estudar e conhecer melhor as relações desta tão intrínseca característica humana?
Essa é a proposta do projeto Universo de Emociones. O objetivo é , basicamente, mostrar visualmente as emoções e suas interseções. O mapa contém 307 emoções. A visualização pode ser uma ferramenta didática para auxiliar na compreensão do que acontece no interior humano e gerenciar melhor nossos sentimentos. A contagem das emoções separa-as em 202 negativas e 105 positivas.
Além disso, o visual e a organização da visualização são é baseados no espaço sideral, fazendo um jogo metafórico com o funcionamento do Universo com o das emoções humanas. Para compreender a visualização, é necessário compreender a montagem:
Há um prisma central, em cada ponta ele indica “principais emoções do universo”: felicidade, amor, alegria, ira, tristeza e medo.
A afinidade das emoções se mostra através das linhas contínuas; as linhas pontilhadas mostram a “oposição por polaridade” das emoções.
A parte superior da visualização contém as “galáxias positivas”, consequentemente, a inferir fica com as “negativas”. As galáxias ficam em torno das emoções principais, formando um conjunto.
As emoções possuem quatro níveis, indicados por sinais gráficos que falam sobre sua volatilidade ou intensidade.
A saturação também é um importante indicador de intensidade. Em ira e medo, onde a cor está mais saturadas, a intensidade da emoção gerada é mais forte. Em contraponto, a felicidade tem uma saturação mais baixa, por ser uma emoção de pouca atividade.
O resultado é um imenso painel.
No site, ainda é possível navegar pelos conceitos trabalhados para cada emoção.
Antes da visualização atual com a complexa conceituação, Universo de Emociones passou por outro processo, que também gerou uma visualização alternativa bem interessante.
Emociones integra o projeto La caja Vernetta, que busca criar conexões de diversas áreas disciplinares com design e comunicação. O projeto é assinado pela dupla Víctor Palau e Ana Gea, PalauGea e por Eduard Punset.