30 anos de informação
A designer Amy Keeling realizou, em sua tese para a Universidade de Washington, uma visualizações de dados interativa apresentando a popularidade das notícias publicadas no jornal The New York Times durante o período entre 1981 e 2012. O projeto denominado Shift foi produzido através da linguagem gratuita de programação Processing.
Os usuários podem escolher entre 24 tópicos diferentes para geral um círculo de dados. Cada círculo é formado por uma série de pontos, cada ponto representa um artigo publicado com o assunto escolhido. Os pontos maiores representam os artigos publicados na primeira página do jornal. Os pontos são dispostos em uma sequência de Fibonacci simulando uma estrutura crescente e viva.
O tamanho do círculo indica a popularidade do assunto. Círculos maiores (como o de terrorismo abaixo) representam um maior interesse do público que os de círculos menores (evolução).
O interior do círculo pode ser lido como o tronco de uma árvore. Cada anel representa um período em que o artigo foi publicado. A intensidade da cor representa o interesse do público por tal assunto na época. Um círculo com pouca variação de cor indica pouco interesse popular com tal assunto, como mostrado na imagem abaixo onde o círculo sobre Saúde possui uma maior variação de cor apenas nas bordas, coincidindo com o período entre 2010 e 2012.
O círculo que representa Óleo e Gás, diferente do círculo de Saúde, apresenta um grande interesse popular, portanto possui uma grande variação de cores em seus anéis.
Os dados podem ser observados também por ano. Um tópico pode apresentar um crescimento, decrescimento, ou até mesmo pode desaparecer, como é o caso dos dados referentes a Imigração e Refugiados. Os dados não foram encontrados até 1994, quando surgem e vão apresentando um crescimento até 2007, quando começam a decrescer e desaparecem em 2010.
Via: arcadenwSorry, this post is only available in Portuguese