WTF Visualization – as piores

Procuramos por visualizações que sejam exemplos geniais de clareza nos dados, que nos mostrem os padrões presentes, e ainda que com dificuldade de imediato, possamos após alguns momentos compreender e se surpreender com os dados à nossa vista. Bem, tudo isso parece razoável para aprendermos a fazer boas visualizações. Bons exemplos nos levam a ter boas ideias, bons insights, criar relações entre coisas que vimos e fazer uma nova. Visualizações boas exigem de seus criadores que eles estejam cientes do que não é bom, do que não funciona, e do que já foi feito.

Mas, ora essa, somos pesquisadores, estudantes, curiosos, críticos. O que exatamente é bom ou ruim numa visualização? Muitos autores têm seus argumentos em livros e sites, o que ajuda muito a formar um consenso do que é bom em visualização de dados.

Mas e o ruim, onde o deixamos? Em muitas ciências, o que é bom pode se tornar ruim, como por exemplo, o avião, que serviu para a guerra. O que é ruim também pode ser usado para o bem, como é o caso da energia nuclear. Mas, se tratando de imagens, o bom ou ruim, a princípio, não leva ao genocídio.

Logo por que não experimentar? Porque não tentar o ruim, e levar ao extremo as regras sobre visualização de dados? Nas artes o ruim, o feio, pode levar a uma nova criação, pode servir como pesquisa pictográfica. E nós não estamos tão longe assim dos artistas.

Esta é a ideia do site WTF Visualization, que fomenta discurções sobre visualizações completamente fora da lei. No mínimo aprendemos o que não fazer, e outras vezes perguntamos: como esse cara conseguiu fazer isso?

Algumas delas abaixo (não se frustre se vc não entender nada) :

18ymofsp5d0inpng tumblr_oev4n6h7nx1sgh0voo1_1280 tumblr_of7366kejn1sgh0voo1_1280 18ymoihdko6qfpng

Algumas destas imagens foram tiradas de um post de Eric Limer, sobre o WTF, em Gizmodo.

18ymoihdko6qfpngtumblr_of7366kejn1sgh0voo1_1280tumblr_oev4n6h7nx1sgh0voo1_128018ymofsp5d0inpng18ymofsp5d0inpng