On Broadway – Uma visão em dados
A Broadway, uma das ruas mais famosas do mundo, é como a espinha dorsal que atravessa o condado de Manhattan (Nova Iorque). Por lá passam diariamente um incontável número de pessoas e também gera-se uma quantidade imensa de dados. Você é capaz de imaginar quantas fotos foram postadas no Instagram e quantos posts foram feitos no Twitter só nessa rua? É sobre essa gigantesca quantidade de dados que fala a instalação On Broadway, que objetiva mostrar a partir de uma nova perspectiva a rua mais charmosa de NY.
Foram selecionados pontos, de 30 em 30 metros, a partir do centro da rua, e feitas 100 “fatias” laterais, centradas em determinados pontos. O resultado é essa forma de espinha dorsal, com 21,390 metros de extensão e com “braços” de no máximo 100 metros.
Os dados foram coletados sem um período de tempo específico. As fotos do postadas no Instagram foram salvas no laboratório de um dos responsáveis pelo projeto, Lev Manovich, em tempo real e seu banco de imagens contém 660.000 fotos do Instagram durante 158 dias em 2014, postagens no Twitter com imagens e todos os check-ins do Foursquare desde 2009. Também foram coletadas também todas as fotos que o Google Street View fez da rua principal e adjacentes, 22 milhões de viagens de Taxi, desde 2013 e, por último, indicadores econômicos do Departamento de Censo (2013).
Eles ainda dividiram a rua em duas: Broadway 1, que fica do Financial District até a 110th Street; a segunda parte, Broadway 2, completa o caminho até o final da rua, a região norte de Manhattan. Essa divisão mostra que aquilo que chamou de Broadway 1 recebe mais turistas e tem maior movimentação diária que a 2. Por exemplo, quatro áreas isoladas da Broadway 1 produzem por dia mais 20% do valor total de tweetes coletados, e mais do que a Broadway 2 produz.
A instalação faz parte da exposição Public Eye Exhibition, da Biblioteca Pública de Nova Iorque. E estará lá até junho de 2016.
A visualização é exposta em um painel interativo.
O projeto é foi realizado pelos artistas Daniel Goddemeyer, Moritz Stefaner, Dominikus Baur e Lev Manovich.
Veja o vídeo do projeto.
Sorry! LabVis’ blog posts are not available in English language. Check out our portfolio in Projects to know our work in English.