The Deleted City

A quantidade de informações geradas nunca foi tão grande na história, mas o inverso também acontece: muita coisa é perdida para sempre no meio digital. Ou talvez não.

Geocities, ja ouviu falar? Para que não lembra, no final dos anos 90 e inicio da década de 2000, este era um dos domínios mais visitados da internet. Nele, milhões de pessoas do mundo todo tinham a possibilidade de  construir uma webpage, um espaço, em que poderiam divulgar, escrever, mostrar imagens e fotos sobre si próprios e diversas outras coisas que julgassem interessante. Achou familiar? Sim, com o surgimento das redes sociais, como facebook, MySpace o serviço passou a minguar até que em 2009 ele foi finalmente desativado pela empresa yahoo! Dona do serviço.

The Deleted City é um trabalho desenvolvido pelo designer de informação e pesquisador Richard Vijgen . Ele criou uma interface interativa que navega nos 10 anos de história do Geocities. Desta forma, na interface interativa é possível observar e navegar pelos milhares de sites, grupos de sites do mesmo usuário, sua pagina individual, tudo em uma interface sensível ao toque.

Os dados foram salvos pelo Archive Team que fez o backup de todo os 650 Gigabytes gerados pelos usuários do Geocities.

Projeto apresentado no Festival de Cultura Digital do MAM, que aconteceu entre 2 e 4 de dezembro desse ano.