Summoner’s HALO: visualização de performance em games

Em outubro do ano passado, os semi finalistas do LoL’s annual LCS, campeonato do famoso jogo on-line League of Legends, tiveram um interessante adendo em sua visualização de performance.

A versão beta da visualização Summoner’s HALO, um tipo de visualização extremamente inovador, foi aplicada no lugar da visualização clássica, composta apenas por gráficos de barra. O HALO, que é um objeto circular tridimensional que recebe, simultaneamente à partida, dados derivados dela, dando ao expectador, ou ao jogador, uma sensação intuitiva do rendimento individual ou de equipe.

ORA; HALO
Bases de estrutura de HALO. Variação de perspectivas e simulação de apresentação de dados.
2e22ede
Versão clássica de visualização de performances. Nesses gráficos de barra, cada “tipo de rendimento” era apresentado em uma cor, e os jogadores dispostos em lista.
Visualização de perspectiva lateral de equipe
Visualização de perspectiva lateral de equipe

Programado na linguagem Unity, HALO foi desenvolvido voltado para dispositivos móveis. Com a intenção de ser uma segunda tela, para que os usuários do jogo pudessem ter a visão do rendimento e um importante auxílio nas escolhas para partidas, além de suas visualizações de performance.

Apesar da aplicação beta ter sido no LoL, HALO pode ser aplicado em diversos games diferentes e, talvez, até mesmo em outros tipos de dados como de Lifelog, por exemplo.

HALO concilia em sua estrutura seis dimensões de aplicação dos dados (em ordem de importância para a construção da estrutura): complexidade, altura, tamanho, brilho, velocidade e cor.

ORA; HALO;

high
Alta performance de um jogador profissional, visão de topo
medium
Performance mediana, em comparação com a de um jogador profissional. Visão lateral.
ORA; HALO; LoL;
Baixa performance, em comparação coma de um jogador profissional. Visão de topo.
fire
Alta performance
orang
Performance mediana
blue
Baixa performance

A visualização foi desenvolvida pela equipe da ORA, tendo Michael Rigley como principal designer do projeto.

Para saber mais e ver o projeto aplicado, confira o vídeo de apresentação.