Sonhando com dados

Explorar dados visualmente vem se tornando uma prática cada vez mais comum na fronteira entre arte, informação e design. Como podemos aplicar esta utilização de dados ao nosso dia-a-dia. O aplicativo Sleep Cycle é uma forma bem interessante de empregar dados bem pessoais. Ele utiliza o acelerômetro interno do celular – que dá acesso ao ângulo de inclinação do telefone – para calcular o nível de sono (de acordo com o movimento do usuário). Ao longo da noite, o aplicativo vai traçando um perfil do sono que pode ser consultado ao acordar através de um infográfico.

Porém, isto não é o mais interessante. A grande contribuição deste aplicativo é repensar uma  ferramenta cotidiana: o alarme. O usuário pode experimentar um novo perfil desta função, que só é possível devido a utilização dos dados. Ao invés de configurar o alarme para a hora específica que precisa acordar, o usuário deve escolher um horário limite, selecionando um intervalo para despertar, por exemplo entre 7h e 7:30. Assim, o aplicativo aguarda o momento que você já está mais desperto para não interromper seu sono profundo.


Chega de acordar no susto com aquela sensação de “Aonde estou?” “Quem sou eu?”! Você já pode utilizar seus próprios dados para acordar melhor e com bom humor.