Sobre conexões fictícias

Há uma teoria já muito difundida que entre cada pessoa do mundo que vive em sociedade, há seis ‘intermediárias’ até qualquer outra: o ‘fulano que conhece cicrano’ poderia conectar você a uma idosa sexagenária que vive em Kyoto, em exemplo.

Explorando tal ‘teia humana’ no Cinema, o MovieGalaxies exibe visualmente as interações sociais de cada personagem de um determinado filme, criando nesse processo gráficos esclarecedores. Cada personagem tem sua esfera – que varia de tamanho de acordo com sua quantidade de conexões – e linhas que o ligam aos demais, de modo similar aO gráfico de ideias.

Além de um belo exemplo de visualização de dados aplicada à cultura imaterial, a ferramenta elucida intricadas tramas de obras cinematográficas, onde a interação dos personagens é chave para sua correta compreensão – como no filme Magnólia. Em produções com grande quantidade de personagens secundários e terciários – Forrest Gump, Cassino (foto) – é impressionante a extensa teia que se forma conectando cada um; e em outras, notar a disposição aparentemente isolada – Amor sem fronteiras – dos personagens diz bastante sobre a carpintaria dramática do filme.

Selecionando um círculo em particular você pode ver suas propriedades conectivas e as conexões estabelecidadas. O site contém mais de 800 filmes com suas redes sociais visualizadas e promete crescer com o feedback do público.