Shipmap – navios do planeta

Shipmap é uma visualização que mostra o rotas de navios ao redor do planeta, além do tipo de carga que eles levam, durante o ano de 2012. Foi interessante descobrir uma passagem no meio da América Central e outra dividindo a Europa e Ásia. Tudo isso você poderá explorar na página da visualização. Por isso vamos conversar sobre os detalhes técnicos.

A primeira coisa que vemos é um mapa ocupando toda a tela do computador em uma cor escura, azul marinho, e os pontos luminosos que representam os navios. Isso faz sentido, pois se o plano (mapa) fosse mas luminoso q os pontos, haveria um grau de ofuscação, pois a tela iria emitir mais luz. Isso é uma hipótese a se levantar, mas o fato é qua a maioria das visualizações com mapa, usam tons escuros na tela.

Há uma linha do tempo na parte de baixo com todos os dias do ano como barras finíssimas. Pela sua grossura, parecem ter 1,5px, pois no meu monitor de 1366 de largura a tela mostra as barrinhas vezes com 2px, vezes com 1px. Isso ocorre devido a essa fração de píxel. 1,5 * 365(dias) = 548px aproximadamente, para a timeline em minha tela.
A cor da timeline tem baixa opacidade, deixando ver o mapa abaixo dela. O tamanho da fonte utilizada na timeline eno menu de cima também, foi bem pequena, em torno de 7px, mas isso parece não atrapalhar. Pelo contrário, deixa a atenção para os pontinhos ambulantes na tela.

Voltando ao assunto de cor, na visualização temos como categorizar os navios pelo tipo de carga que eles levam. As cores utilizadas para isso foram as cores primárias: amarelo, ciano, verde, magenta e vermelho. O azul foi evitado pois está presente no mapa. Quanto as cores primárias, elas são bem percebidas pra quem tem a visão normal, mas para os daltônicos, ciano pode parecer muito com o verde e o vermelho com o magenta. Essa afirmação se deve ao teste de luminância, mostrado abaixo. Dessaturando as cores podemos comparar melhor sua luminância.

Isso só será um problema pra uma minoria de pessoas, é claro, além do que pode-se esconder algumas categorias nas opções de filtro.

Outro ponto interessante da timeline é que quanto mais zoom é dado no mapa, mais lento se passa o tempo. Isso compensa a velocidade dos pontos na tela ao mesmo tempo que aumenta o nível de detalhamento.

Alguns pontos atravessaram por cima de continentes, mesmo não havendo nenhum rio naquela rota. Provavelmente foi algum dado errado insuficientes sobre algum navio.

Acima, dois navios no meio da Península Árabe. Você pode confirmar dando um zoom no mapa e colocar a timeline nesse momento específico.

Enfim, esta é uma visualização extremamente bonita, sob meu ponto de vista, usando Big Data, e ao mesmo tempo simples de compreender. Excelente.

Shipmap.org