Selfiecity – Investigando o estilo das "Selfies"

“Selfie” são as famosas fotos de si mesmo que estão em alta hoje em dia. Quase todas as pessoas do mundo tiram selfies nas mais variadas situações, com as mais variadas expressões, em todos os lugares do mundo, seja utilizando um espelho ou apenas a lente do celular. Tendo como objeto de estudo as variações em cima das Selfies, os pesquisadores  Lev ManovichMoritz StefanerMehrdad Yazdani,Dominikus Baur, Alise Tifentale, Nadav Hochman e Jay Chow(Estudante) desenvolveram uma análise das selfies em alguns lugares do mundo, misturando métodos artísticos, teóricos e quantitativos. O estudo foi chamado de Selfie City

0

O estudo se dividiu em várias partes. Em uma delas, os pesquisadores apresentam algumas das selfies obtidas em determinado lugar, observando que elas criam um padrão interessante que varia de localidade para localidade. Nesse pedaço do estudo é possível passear pelos lugares aonde as fotos foram coletadas e separá-las em “Normais”, “Cortadas” e “Cortadas e Rotacionadas”, cada categoria forma um padrão diferente quando as fotos são observadas todas juntas.

1

Em um outro momento do estudo, é possível ter acesso a todas as fotos e navegar por cada uma delas, separando-as por diversos parâmetros que foram estabelecidos pelos pesquisadores. É possível filtrar as fotos por cidade, pela idade de quem se fotografou, pelo seu gênero, por sua posição e seu humor. Por exemplo, pode-se escolher uma selfie tirada por uma mulher em São Paulo que esteja feliz e use óculos. Também é possível resetar todos os filtros e ter acesso a todas as fotos.

2

Também são apresentadas as conclusões que foram tiradas a partir da análise das fotos de cada lugar, momento no qual os pesquisadores organizam as conclusões e os dados utilizando estruturas gráficas, explicando cada uma delas.

3

4

Algo interessante do estudo é que além de apresentarem os  resultados, os pesquisadores explicam de que forma que coletaram os dados e o que, dentro de cada foto, foi analisado para que se pudesse produzir todo o estudo.

img5

Por fim, eles propõem uma discussão acerca das selfies, listando artigos que se relacionam com o tema, incentivando a leitura dos mesmos. O link dos artigos é disponibilizado junto à uma prévia sobre o que ele trata.

6

via: info aesthetics