Redesenho do mapa dos EUA por chamadas telefônicas

O  MIT’s Senseable City Lab utilizou dados fornecidos pela AT&T para projetar um mapa que redesenha o mapa americano a partir de dados de ligações e mensagens telefônicas. O mapa revela várias surpresas com relação aos estados tradicionais americanos, além de tornar possível a visualização de características anteriormente despercebidas.

Estados vizinhos, como Georgia e Alabama e Mississippi e Lousiana aparecem, estando estreitamente ligados por suas conversas telefônicas. Em contrapartida, outros estados, como a Califórnia se divide em ligações para os grandes centros urbanos.

O fato de pessoas de uma localidade ligarem para pessoas desta mesma região não é nada novo, porém é possível se perceber características chocantes, como o fato de Nova York e Los Angeles estarem estritamente ligados, apesar da distância entre eles, por suas ligações telefônicas. Através destes fatos é possível se perceber como nossa cultura e a industrialização interferem em nossas comunicações.

O MIT ainda analisou que mensagens de SMS são mais abundantemente utilizadas por adolescentes, e entre pessoas em menores distâncias, enquanto telefonemas são mais comuns para grandes distâncias.

Veja aqui o briefing do projeto: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eFKZnbIAboI

CSA-maps-SMS-vs-Phone-small

CSA-maps-comparison-SF-TN-small

 

Veja a reportagem original aqui