Rede de ingredientes – As combinações mais populares no ceral muesli

Na Alemanha e na Suíça há um tipo de cereal matinal muito comum chamado mueslis. Ele foi criado há mais de cem anos, por um médico suíço, para melhorar a alimentação de pacientes de seu hospital. A base do muesli é a aveia, e sua mistura final pode conter uma infinidade de outros ingredientes.

A empresa alemã mymuesli.com é uma distribuidora que monta o cereal com os ingredientes desejados pelo cliente, que podem ser pedidos por encomenda. Para comemorar seu aniversário de 50 anos, a empresa contratou o designer Moritz Stefaner, que desenvolveu visualizações de network, relacionado quais os ingredientes mais comuns em misturas da mymuesli.

Para tanto, ele utilizou uma visualização de network radial, onde os produtos são agrupados por categoria ( como “frutas”, “sementes”). Após isso, ele criou uma série de ícones e, no grande jogo de linhas cruzadas que é essa visualização exploratória, optou por manter uma espessura de linha um pouco maior e branca, facilitando a distinção de uma linha a outra. A partir dessa visualização, é possível distinguir, por exemplo, qual fruta é a mais pedida, ou qual a combinação de nuts com doces é mais comum.

Apesar da visualização principal atingir seu objetivo, era necessário outro formato, que pudesse levar a conclusões diferentes da anterior. Ele, então, investiu numa visualização de matriz, que permite de primeira a compreensão de quais são as maiores combinações no geral.

Ao final do projeto, o designer ainda procura algo mais. Então, novamente utilizando o formato de matriz, ele optou por alterar a saturação dos círculos de acordo com o quão previsível aquele tipo de pedido de combinação era recebido; o quão fácil era prever qual ingrediente seria pedido em combinação com outro.

Vejam em detalhes o projeto diretamente no portfólio de Stefan.