Corpo e Mídia: a experiência artística em um intervalo

Dissertação de Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro defendida em março de 2013 pela linha Poéticas Interdisciplinares.

Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a interatividade como possibilidade de experiência artística. Procuramos abordar a arte como experiência através de uma perspectiva corporal, focando no contexto da arte e tecnologia. Neste processo, a arte interativa dotada de sistema sensorial artificial adquire relevância no processo de mediação com o público e também contribui para a experiência estética. Sua percepção difere da humana, permitindo um novo olhar sobre o corpo humano. Assim, a relação entre corpo e mídia é estabelecida a partir dos potenciais de indeterminação contidos em suas respectivas percepções. Como resultado da pesquisa teórico-prática, desenvolvemos uma instalação interativa que promove o encontro entre o corpo virtual do artista e o corpo físico do interator através da mediação da obra sensível, criando a experiência artística como um intervalo corpóreo.

CASTRO, Barbara. Corpo e Mídia: a experiência artística em um intervalo. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.