Visualização da nova realidade brasileira
Visualizando a nova realidade brasileira é um projeto de pesquisa desenvolvido no LabVis entre 2011 e 2012 por Gabriel Lira Nascimento e Paulo Nadal Pupo, alunos de Iniciação Científica, sob orientação da professora Dra. Doris Kosminsky. O projeto buscou desenvolver novas abordagens visuais que revelassem informações sobre o Brasil.
Existe uma relevante produção de dados sobre o nosso pais que, no entanto, não é devidamente explorada e, menos ainda, visualizada. A nossa capacidade de observar padrões e compreender estruturas complexas é eficientemente realizada pela visão, de modo que, ao não utilizá-la, perdemos conhecimentos que poderiam ampliar a nossa compreensão da realidade brasileira.
A pesquisa utiliza dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, órgão responsável pelo censo do país e pelo desenvolvimento de pesquisas sobre as suas condições socias e econômicas. O projeto teve como base também o uso de ferramentas open source e de uso gratuito para o seu desenvolvimento, como o Processing para a elaboração de programas e o Open office para a manipulação dos dados do IBGE.
Diversas explorações visuais foram realizadas, das quais, compartilhamos abaixo alguns dos resultados mais relevantes.
Renda per capita do Brasil e sua relação com o PIB dos estados e capitais
Na visualização abaixo, relacionou-se o PIB (Produto Interno Bruto) de cada estado da federação com sua renda per capita. Os estados foram indicados por suas siglas. O posicionamento dos circulos em relação ao eixo vertical indica o PIB do estado (círculo maior) e de sua capital (círculo menor). A linha que sai do círculo estado/capital e encontra o eixo horizontal indica o PIB/per capita. Esta imagem evidenciou a importância das capitais no PIB geral de cada estado, com algumas poucas exceções, como Santa Catarina, por exemplo. Por outro lado, estados como Amazonas e Tocantins apresentam uma interseção quase absoluta entre o PIB do estado e de sua capital. Observe como o Distrito Federal apresenta o maior PIB/per capita, embora não o maior PIB enquanto estado.
Crescimento populacional do Brasil: de 1872 a 2010
Como o corte transversal do tronco de uma árvore, essa visualização apresenta o crescimento da população do Brasil por regiões e em seu total. A cor vermelha identifica os anos até o início do século XX quando, então, estes passam a ser marcados em azul. Observe que os números populacionais das regiões Nordeste e Sudeste permaneceram bastante próximos até essa data quando, então, o Sudeste começa a se industrializar e passa a apresentar um forte crescimento populacional.
População por município
Nessa visualização apresenta-se a concentração populacional das grandes cidades brasileiras, em sua maioria capitais. Os estados são identificados pelo círculo transparente enquanto cada cidade é marcada por um círculo cheio. O raio do círculo corresponde ao tamanho da população do município. A linha que parte do centro do círculo indica o número total de municípios. Quanto mais fina e alta é a linha, mais evidência do grande número de de municípios do estado. Desse modo, observamos que em Minas Gerais existem muitos municípios com baixa população. No Pará, a população parece se distribuir de forma mais concentrada em um menor número de municípios. Embora essas conclusões não signifiquem uma “grande surpresa”, o mérito da visualização está no formato original de exposição desses dados.
Distribuição Racial do Brasil
Neste infográfico interativo, é apresentada a distribuição racial do Brasil. As cores indicam a distribuição de acordo com os dados do IBGE. Observa-se uma maior incidência da população auto-declarada branca nos estados da região sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e, um pouco menos evidente, no Paraná), além de São Paulo.
A interação possibilita ver os números absolutos de cada população, bem como navegar por três formas diferentes de apresentar os dados: por raça, comparada e geral. Existe também um gráfico de barras auxiliar na apresentação dos dados. O vídeo abaixo mostra o funcionamento da interação.
Autores: Gabriel Lira Nascimento e Paulo Pupo
Orientação: Doris Kosminsky
Ano: 2011-2012
Projeto de Iniciação Científica, Curso de Comunicação Visual Design.
Universidade Federal do Rio de Janeiro