Visualização de dados para correlacionar COVID-19 e privação material no Brasil
Essa é uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Janeiro (PPGD-UFRJ) e no Laboratório de Visualidade e Visualização (LabVis). Ela emprega a visualização de dados no projeto de uma plataforma para relacionar a privação material com as diferenças de gravidade e desfechos de COVID-19 em gestantes e mães de recém nascidos. Também analisa diversos artefatos de visualização interativa do mesmo assunto para estabelecer critérios de boas práticas de projeto e espera servir como estudo contribuindo com descobertas que aprimorem as diretrizes de construção de visualizações de dados.
A qual pergunta a pesquisa responde?
Como a visualização de dados pode mostrar a relação da privação material com as diferenças de gravidade e desfechos de COVID-19 em gestantes e mães de recém nascidos por entre a população brasileira?
Por que isso é relevante?
Apesar de algumas ferramentas de visualização, publicações e estudos já tratarem da relação entre gravidade e desfechos de COVID-19 e condições de vulnerabilidade, boa parte desses trabalhos se limitam ao recorte de regiões específicas, e poucas delas são regiões brasileiras. Observa-se a deficiência na provisão desse tipo de informação para o entendimento de relações entre variáveis e para a tomada de decisão direcionada em saúde pública por entre regiões do Brasil.
A concomitância desses eventos (COVID-19 e condições de vulnerabilidade) também impõe desafios para a visualização de dados. A necessidade de permitir na visualização o entendimento de relações estatísticas torna mais complexa a codificação visual. É preciso empregar parâmetros de representação visual afim de que, em uma ferramenta de visualização, eles possam “substituir cálculos cognitivos por inferências perceptivas simples e melhorar a compreensão, a memória e a tomada de decisões” (Heer, Bostock e Ogievetsky, 2010).
Levando isso em consideração, essa pesquisa situa sua contribuição em dois aspectos: o primeiro, técnico, propondo auxiliar a comunidade do design da informação e da visualização de dados que visa produzir visualizações efetivas no entendimento de relações estatísticas entre diferentes grupos de dados por parte do público leitor. O segundo, social, contribuindo como referência na criação de visualizações com dados que acionem decisões em políticas públicas, servindo a ações reparadoras, preventivas e de enfrentamento eficaz não só da COVID-19 e de suas implicações, mas de outras adversidades futuras.
Resumo da pesquisa
Essa pesquisa pretende empregar a visualização de dados, a partir da condução de um estudo de design (Sedlmair, Meyer e Munzner, 2012), numa solução para entender a relação da privação material medida pelo IBP (Índice Brasileiro de Privação da Cidacs/Fiocruz Bahia) com as diferenças de gravidade e desfechos de COVID-19 em gestantes e mães de recém nascidos por entre a população brasileira. Para isso, busca especificar parâmetros a partir de outras ferramentas de visualização que exibem relações estatísticas entre COVID-19 e fatores de vulnerabilidade à doença como boas práticas de construção. O objetivo é o projeto e a validação de uma ferramenta de visualização que exiba esses indicadores relacionados e que sirva como objeto de estudo contribuindo com descobertas que aprimorem as diretrizes de construção de visualizações de dados.
Quais os métodos utilizados?
Como ponto de partida e também de forma transversal durante todo o processo de pesquisa, a revisão bibliográfica sistemática é aplicada fornecendo insumo de literatura, parâmetros de investigação e referência de redação.
Também desde o início e de forma transversal são conduzidas explorações nas bases de dados que interessam à pesquisa e que poderão ser acessadas pela ferramenta de visualização. São elas a base de dados unificada dos sistemas e-SUS Notifica e SIVEP-Gripe, a base de dados do IBP por setor censitário da Cidacs/Fiocruz Bahia, e a base de dados dos setores censitários do IBGE. Essa etapa de investigação dos dados é feita utilizando a linguagem R, escolhida pela velocidade de execução em big data, pela disponibilidade de pacotes que automatizam e facilitam a exploração e pela licença open source.
Em seguida, é conduzida uma análise comparativa de artefatos, que são ferramentas de visualização de dados publicados por instituições, imprensa e pesquisadores e filtradas pela interseção dos seguintes critérios: (1) ferramentas interativas disponíveis online e (2) ferramentas que possibilitem a observação de relações entre eventos de COVID-19 e outros fatores. Para operacionalizar a comparação, são estabelecidos os parâmetros: tipos de dado; dimensões; tipos de medida; tipos de escala; família de visualização; função de visualização; estrutura de visualização; tarefas de interatividade e grupos de filtro. Espera-se com essa etapa reconhecer padrões e regularidades no design dessas visualizações, identificando critérios prescritivos de concepção e projeto.
Por fim, a metodologia norteadora do projeto da ferramenta é o estudo de design, sugerida para pesquisa em visualização orientada a solução de problemas (Sedlmair, Meyer e Munzner, 2012). O processo se dá com o levantamento de requerimentos e entendimento das tarefas dos usuários-chave na etapa de discovery; com a geração de soluções de codificação visual e de mecanismos de interação na etapa de design – empregando aqui os elementos prescritivos obtidos na análise comparativa; com a prototipação e validação de usabilidade da ferramenta na etapa de implementação; e com o desenvolvimento e validação de uso com os usuários-chave na etapa de deploy.
O que a pesquisa já produziu e em que etapa se encontra?
Já foram feitas as primeiras iterações de revisão bibliográfica sistemática e as explorações nas bases dos dados, com a geração e a documentação de resultados, bem como uma das conversas com especialistas que demanda a etapa de discovery do estudo de design. A pesquisa atualmente encontra-se dedicada à etapa da análise comparativa.
Quais os próximos passos?
Espera-se que a análise comparativa provenha elementos prescritivos para o projeto de ferramenta de visualização, que deverá seguir as etapas do estudo de design. Todas as etapas do estudo, com o aprendizado a partir do projeto da ferramenta, serão documentados na dissertação.
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