Cenário – A dinâmica do cinema no Brasil

O aumento da produção nacional e distribuição cinematográfica no Brasil nos últimos anos é visível. A pesquisa da Motion Picture Association da América Latina (MPA-LA) em parceria com o Sindicato Interestadual da Industria do Áudio Visual, realizada em 2014, mostra que essa mídia adiciona mais de R$19 bilhões por ano na economia brasileira e já gera mais empregos que o setor do turismo.

O Projeto Cenário, uma iniciativa interdisciplinar do LabVis – Laboratório de Visualidades e Visualizações – e do LCG – Laboratório de Computação Gráfica – da UFRJ, levanta perguntas acerca da dinâmica do cinema no Brasil.

A curiosidade acerca da possibilidade de visualizar quantitativamente a produção nacional no levou a questionar: É possível perceber outros padrões? Há, por exemplo, um distúrbio na linha constante de consumo de conteúdo estadunidense? Estaria o paladar cultural brasileiro se “desamericanizando” em comparação a filmes de outras nacionalidades? Estamos produzindo mais filmes? Assistindo mais? Exibindo mais?

Essas, além de outras, questões foram levantadas a partir de consultas aos dados abertos do OCA (Observatório de Cinema da Ancine) – um braço da Ancine (Agência Nacional do Cinema) órgão do Governo Federal – responsável por estudos e captação de dados sobre o cinema brasileiro.

O objetivo mor desse projeto é tentar responder tais questionamentos a partir de visualizações de dados interativas. Como premissas para o desenvolvimento do projeto, temos o desafio de trazer visualizações, que além de interativas, sejam alternativas em sua composição e tenham navegação intuitiva e “inserida”, ou seja, seus detalhes serão explorados em sua própria interface, sem a necessidade de filtros e menus.

Após concluir o estudo e filtragem dos dados, iniciamos nossa produção. Como metodologia, optamos por um processo cíclico; foram esboçadas à mão ou digitalmente, levadas a avaliação dos integrantes do laboratório e, após ajustes, foram programados protótipos interativos. Eles passaram por diversas alterações e melhoramentos. Nesta reta final, estamos desenvolvendo um teste de usabilidade para validarmos nossas escolhas gráficas.

Acesse o Projeto Cenário aqui. O estudo está em andamento. Os envolvidos no desenvolvimento deste projeto são os estudantes da UFRJ; Pedro Reis, de Engenharia Eletrônica de Computação, e Victória Molgado, de Comunicação Visual – Design.