Oscar de Melhor Diretor: visualizando a diversidade no cinema
Oscar de Melhor Diretor é uma visualização de dados idealizada por Anna Bruzaca, estudante de Comunicação Visual Design na UFRJ. O projeto foi desenvolvido em 2020, no Período Letivo Excepcional, na disciplina de Visualização de Dados ministrada pela professora Doris Kosminski, também coordenadora do LabVis.
SOBRE
A visualização interativa sobre o Melhor Diretor do Oscar mostra uma visão geral sobre os indicados e vencedores dessa categoria da premiação. O foco é verificar a mudança do perfil dos indicados ao longo dos anos, evidenciando gênero e raça/etnia dos indicados.
COLETA DE DADOS
Os nomes dos indicados foram coletados da Wikipédia e o gênero, raça e nacionalidade foram procurados individualmente nesse ou em outros sites, como o adorocinema.com. Após a coleta, foram utilizados os seguintes dados:
– Dimensão temporal: do ano de 1937 até 2020
– Participantes indicados de cada ano
– Participante vencedor de cada ano
– Nome do participante
– Gênero do participante
– Raça/Etnia do participante
– Nacionalidade do participante
VISUALIDADE
A maior referência visual que Anna utilizou para a visualização foi o evento de premiação do Oscar em si. Os anos ficam enquadrados em um retângulo, fazendo alusão ao tapete vermelho; as cores foram inspiradas em alguns vestidos usados durante o evento e, através de uma releitura de um holofote, surgiu a forma que representaria, por fim, os indicados.
Nesta forma, cinco barras indicavam os cinco concorrentes ao prêmio, sendo a barra central e maior a representante do participante vencedor naquele ano. A variação de raça/etnia dos indicados foi ilustrada pelas 4 cores principais da visualização, derivadas do azul e vermelho. Já a sinalização das indicadas do gênero feminino foi feita através da colocação de um círculo dourado acima da forma, para diferenciá-la do gênero masculino, que é majoritário entre os indicados.
Os estudos foram inicialmente realizados no papel e em seguida passados para o software Figma para testar como seria a interação real.
INTERAÇÃO
A visualização tem como foco a variação do perfil dos indicados e vencedores ao longo dos anos, principalmente o gênero e a raça/etnia, por isso a visualização interativa conta com 2 áreas de personalização:
1. Um menu referente às datas, no canto superior esquerdo, podendo escolher entre:
1.1. Todos as datas, possibilitando uma visão mais geral da mudança ao longo do tempo;
1.2 .Intervalo de datas, contendo uma linha do tempo vertical, com o intervalo de tempo escolhido pelo usuário;
1.3. Comparação de datas, podendo fazer comparações a partir de anos ou décadas.
2. Um filtro, posicionado na lateral direita, para escolher que candidatos deseja ver baseado em informações como gênero, raça/etnia e região geográfica de origem.
Além do menu e do filtro, o usuário consegue visualizar o nome e nacionalidade referentes a cada candidato ao passar o mouse por cima de sua forma, como nas imagens a seguir:
Você pode ver um vídeo simulando a visualização clicando aqui.
A disciplina Projeto de Visualização de Dados é dada pela coordenadora do LabVis. a prof. Doris Kosminsky, no curso de Comunicação Visual Design da UFRJ. Tem como proposta capacitar o aluno para criar soluções visuais para a transmissão de dados e informações, por meio da análise crítica de artefatos de representação de informações, leitura de textos, e elaboração de projetos práticos de visualização utilizando dados reais.