Infraestrutura das escolas e suas conexões com a educação no Rio de Janeiro – Trabalhos de Disciplina

A educação é um dos pilares fundamentais para todo o desenvolvimento de uma sociedade, seja coletivamente ou individualmente. E neste trabalho desenvolvido na disciplina de Visualização de Dados Criativa em 2024.1, explorei como a estrutura das escolas estaduais, particulares e federais progrediram dos anos 2000 até 2022, e como ela impactou a aprovação, reprovação ou desistência dos alunos do ensino médio.

O projeto, desenvolvido como um protótipo animado e interativo no Figma, visa conscientizar a importância de uma boa estrutura para que a educação possa se conectar verdadeiramente para com a sociedade. O post de hoje falará sobre o desenvolvimento e resultado final deste projeto em todas as suas etapas.

Infraestrutura-das-escolas-e-sua-ligação-com-a-educação
Parte do projeto de Visualização de Dados, criada por Vinícius Souza.

O INÍCIO DA IDEIA – PESQUISA

Durante a pesquisa, foi utilizado os dados disponibilizados no banco de dados Data.rio, especificamente a tabela1836 – Ensino Médio – Taxas de rendimento, segundo a dependência administrativa – Município do Rio de Janeiro 2000 – 2022 e a tabela 1819 – Ensino médio – Número de escolas e dependências físicas existentes, segundo a dependência administrativa – Município do Rio de Janeiro. Na primeira, constam informações como quantos alunos foram aprovados, reprovados ou desistiram do ensino médio ao longo dos anos. E na segunda, constam informações como quantas escolas tinham biblioteca, acesso à internet, laboratório e quadras em sua estrutura. 

Tabelas 1836 e 1819, retiradas do banco de dados Data.rio. Fonte: https://www.data.rio/

A partir dessas duas tabelas, a ideia de fazer um projeto voltado para a área da educação no Rio de Janeiro tomou forma.

 

NEURÔNIOS E SUA LIGAÇÃO COM O CONCEITO DA DATAVIS

Neurônios são as células do nosso cérebro que permite que a gente aprenda as coisas. Através das conexões e tentativas de conexões que elas fazem uma com as outras, somos capazes de memorizar e guardar informações sobre o que vemos e vivenciamos do mundo, em todos os sentidos. E por isso, trazer uma visualização de dados que fizesse referência ao neurônio foi a principal ideia de conceito para o projeto.

 

DESENVOLVIMENTO DE SKETCHES E RESULTADO FINAL

E no fim, desenhos e abstrações do do neurônio foram feitos, até se criar um visual mais único, mas que ainda remetesse sua visualidade. O resultado final e interativo você pode ver abaixo no Figma: