Experimento interativo sobre a obra de Wassily Kandinsky

Este projeto teve como objetivo a criação de um aplicativo experimental em uma plataforma de código aberto (Processing), que utilizasse dados para gerar variações em elementos geométricos relacionados a um significado.

Na fase inicial foi realizado um estudo das marcas dinâmicas da Casa da Música de Portugal, de Nordkyn e do MIT Media Lab. Essas marcas foram utilizadas como referência de obras que possuíam características similares à objetivada pelo projeto. O estudo dessas marcas dinâmicas evidenciou o fato de que frequentemente são utilizadas formas geométricas em sua composição. O que nos levou a tomar esta característica como ponto de partida para o estudo de como seria a realização deste projeto.

Acreditamos que de certa forma, obras de arte podem ser compreendidas como uma marca dinâmica de um artista na medida que possuem características marcantes e singulares que estão diretamente ligadas a seu estilo. Com base neste princípio, buscamos utilizar uma obra de arte de amplo conhecimento do público como base para o experimento, de forma que os resultados surgissem de forma mais clara e marcante.

Com base nas informações obtidas iniciou-se o processo de criação do aplicativo. Como obra principal foi escolhido o quadro Composition VIII de Kandinsky. Esta obra foi escolhida por ser facilmente reconhecida como obra do artista e também por suas características marcantes consideradas “marcas registradas” desse autor, como por exemplo as figuras abstratas, o uso de traços geométricos, a variação de cores, e a utilização de linhas e curvas.

w-kandinsky-02 w-kandinsky-01

O primeiro passo para a criação do aplicativo foi a digitalização da obra de Kandinsky. O quadro foi redesenhado através da ferramenta de programação de código aberto Processing. Nesse processo, alguns elementos presentes no quadro foram simplificados ou retirados, para permitir uma melhor digitalização e um melhor desempenho do aplicativo.

Após a digitalização da obra, teve inícioo processo de incorporação de dados ao código base. Esses dados são automaticamente alimentados (o valor inicial é usado como base e é modificado através de uma equação matemática que irá determinar um novo valor inicial). Esses dados serão responsáveis pela movimentação dos elementos pela tela da plataforma utilizada para rodar o aplicativo.

w-kandinsky-03

Em seguida foram acrescentados comandos ao código que permitem ao usuário iniciar ou parar a movimentação (barra de espaço), salvar a tela (S), alterar as cores da composição (números) e iniciar e pausar uma música de fundo (M). Estes comandos dão ao usuário mais poder de controle sobre a obra, além de os permitir registrar suas criações e experimentações.