1st International Workshop on big data visualization on maternal & neonatal health and the environment
O projeto “Amplia Saúde – observatório do período pré- e perinatal” visa o desenvolvimento de ferramentas interativas de exploração e análise visual de dados a serem aplicadas à saúde materno-infantil dos períodos pré e perinatal. Em particular, busca ampliar o modelo tradicional de análise de mortalidade para incluir aspectos relacionados a doenças emergentes, condições climáticas extremas e problemas ambientais. O projeto integra a segunda rodada do “Grand Challenges Exploration: ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e saúde da criança no Brasil”, iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Ministério da Saúde.
O projeto emprega a “Pesquisa a partir do Design” (RtD), voltada para a produção de conhecimento por meio da atividade de design, e a metodologia Design Study para a criação de visualizações interativas. Além disso, o projeto se beneficia de práticas de design participativo nas quais designers e participantes externos cooperam mutuamente na delimitação do problema a ser enfrentado e na articulação de possíveis soluções. Dentro dessa perspectiva, a equipe Amplia Saúde já realizou dois workshops colaborativos. O primeiro workshop foi tema de publicação anterior e pode ser conferido neste post.
Em setembro, foi realizado o segundo workshop concebido e realizado pela equipe Amplia Saúde, o primeiro com escopo internacional. Com o título 1st International Workshop on big data visualization on maternal & neonatal health and the environment, o evento aconteceu virtualmente em 23.09.2021 e teve como objetivos:
1) Trocar conhecimento para impulsionar novas formas de visualizar grandes volumes de dados de saúde materna e neonatal em paralelo com a exposição a poluentes atmosféricos;
2) Identificar ressalvas e limitações nos dados utilizados no projeto a partir de testes com uma versão preliminar da ferramenta;
3) Coletar sugestões sobre como enfrentar os desafios impostos pelo projeto.
O Workshop foi organizado por Doris Kosminsky e Ximena Illarramendi, respectivamente PI e CO-PI do projeto Amplia Saúde, e Júlia Giannella, pesquisadora pós-doc. Também teve apoio da equipe da ODD Studio, que presta consultoria aos projetos do Grand Challenges Exploration.
Integrantes de três times trabalharam em colaboração para alcançar os objetivos do workshop. A seguir, especificamos as atribuições dos times e seus participantes:
Amplia Saúde: Atribuições: organizar o workshop; preparar o roteiro e conduzir testes de validação da ferramenta junto a especialistas e tomar notas dos testes. Participantes: Annette Hester, Claudio Esperança, Doris Kosminsky, Júlia Giannella, Lucas Barcellos Oliveira, Renato Campos Mauro e Saint Clair Gomes Junior e Ximena Illarramendi.
ODD e outros colaboradores: Atribuições: co-organizar o workshop; providenciar apoio técnico durante o evento e tomar notas dos testes.
Especialistas: Atribuições: compartilhar abertamente suas opiniões; compartilhar suas tela durante os testes; permitir gravação de imagem e som.
Preparativo para o workshop
Nas semanas que antecederam o workshop, a equipe de desenvolvedores do Amplia Saúde consolidou a primeira versão implementada da ferramenta que pode ser acessada no link Exploration of perinatal health data in parallel with environmental pollutants.
Paralelamente, os demais integrantes da equipe, com apoio da ODD, preparam um roteiro bilíngue para condução dos testes de validação da ferramenta junto aos especialistas. O roteiro é composto de duas partes.
A primeira parte do documento se trata de um manual de apresentação do teste e padronização de procedimentos operacionais padrões (POPs) para conhecimento dos condutores do teste e tomadores de nota. A formação dos trios para realização do teste é informada nesta parte do documento.
A segunda parte do documento detalha o roteiro do teste contendo 12 perguntas de respostas abertas. Essas questões foram elaboradas a partir da identificação de cinco temas prioritários:
1) Entender o que é mostrado
2) Diferenciar os gráficos e entender o que eles representam
3) Entender, checar e avaliar os dados
4) Descobrir relações entre exposição aos poluentes e desfechos neonatais
5) Refletir sobre o que pode ser aperfeiçoado
Realização do Workshop
A programação do workshop foi planejada para acontecer em cinco momentos. A primeira apresentação foi de Doris Kosminsky, com objetivo de dar boas vindas aos participantes contextualizar os objetivos do projeto Amplia Saúde e os objetivos específicos do workshop.
Em seguida, Claudio Esperança apresentou a visão sobre o problema computacional de se trabalhar com visualizações de big data em saúde. A terceira apresentação foi conduzida por Ximena Illarramendi que abordou o quadro conceitual dos dados de saúde materna e neonatal no período perinatal, bem como os dados de poluição atmosférica.
Após a sessão de testes individuais, que durou cerca de 40 minutos, os participantes reuniram-se novamente em plenária para trocar suas impressões sobre a ferramenta e sobre os dados e pensar os próximos passos da colaboração.
Próximos passos
Os próximos passos incluem a interpretação dos testes com especialistas a partir de uma criteriosa análise com o objetivo de identificar as principais questões suscitadas e que guiarão a equipe do projeto Amplia Saúde em uma nova iteração da ferramenta exploratória. Espera-se, também, que os resultados deste workshop e daquele realizado previamente, sejam publicados em forma de artigo científico.