Pretty Maps
Pretty Maps é um projeto experimental desenvolvido pela agência americana especializada em design de interação e visualização de dados localizada em São Francisco chamada de Stamen. A agência criada em 2001 desenvolveu este projeto de mapas interativos a partir de composições gratuitas encontradas em comunidades de fontes de geração de dados como o Flickr, o Natural Earth e o Open Street Maps.
Os dados de geolocalização do Flickr são utilizados para criar mapas a partir de um código utilizado em conjunto com o API da rede social. O código utiliza os dados de longitude e latitude para criar formas em cima de um mapa. Eles utilizaram a tecnologia de áreas urbanas do Natural Earth para a criação de camadas individuais, que foram combinadas com as informações do Flickr de arquivos de formas utilizados no projeto Cidades e Vizinhanças. Já os dados relativos a estradas, rodovias e caminhos foram coletados a partir do Open Street Map.
Os dados brutos são divididos em 4 camadas diferentes que são lidas pelo browser que faz a renderização em elementos visuais que se tornarão visíveis dependendo da seleção no quadro ou do zoom aplicado no mapa.
Ao se juntar todas as camadas é este o resultado que obtemos:
Os pontos esbranquiçados representam todos os locais em que usuários do Flickr tiraram uma fotografia. As linhas azuis e verdes são os caminhos do Open Street Map e as formas laranjas são áreas urbanas do Natural Earth.
Com o zoom em 4 o nome das regiões apresentadas aparece acompanhando o mouse a partir de dados presentes no Natural Earth. Ao continuar a aproximação é possível se perceber pontos rosas, que são os exatos locais em que os usuários do Flickr registraram suas fotografias.
A partir do zoom 8 o nome da cidade que está sendo visualizada aparece no canto superior esquerdo do usuário.
Com o zoom 13 é possível se observar o nome da vizinhança junto ao nome da cidade.
O mundo inteiro foi mapeado com o zoom entre 2 e 10, porém apenas as áreas de Los Angeles, San Francisco, Nova Iorque e Londres foram completamente mapeadas com todos o zoom possível. O site foi testado e funciona plenamente nos navegadores Safari e Firefox. No Google Chrome ele apresenta algumas falhas e não é suportado pelo Internet Explorar por exigir uma grande resposta do navegador.