Os Sons das Cores

O artista Neil Harbisson é…um cyborgue. Nascido com acromatopsia, Neil é incapaz de perceber cores. Ele vem de um mundo monocromático, onde o céu é sempre cinza, as flores são sempre cinzas, e a televisão ainda é em preto e branco.

Porém, Neil ainda é capaz de perceber cores. Através de uma antena implantada em sua nuca, ele é capaz de captar as frequências de luz do espectro, incluindo cores invisíveis, como infravermelhos e ultra violetas e as escuta através da condução das mesmas no osso. Uma conexão interna com a internet também lhe permite receber cores a partir de satélites e câmeras de outras pessoas, assim como receber chamadas de telefone diretamente em seu crânio.

Como um cyborgue que escuta cores, sua arte mistura os sentidos da visão e som , produzindo retratos você pode ouvir e obras de arte vibrantemente coloridas baseadas em sons.

Neil Harbisson em sua série Sound Portraits pintou as cores dominantes de músicas: Fur Elisa de Beethoven (à esquerda) e Primavera de Vivaldi (à direita)

Há também seus ”retratos de sons” que são baseados nas cores do rosto da pessoa que estiver olhando, anotando as notas diferentes resultantes dessa ‘visualização’ e combinando-as em um acorde de micro tom. Ele já fez retratos de som de muitas pessoas famosas , incluindo o príncipe Charles, Woody Allen, James Cameron , Al Gore, Judy Dench , Leonardo DiCaprio, Nicole Kidman, Steve Wozniakk e outros.

Abaixo se encontra o vídeo de como algumas dessas pessoas ”soam”. (Harbisson diz que Nicole Kidman soa de forma especialmente agradável)

Veja também o vídeo em que ele descreve brevemente essa nova forma de percepção visual e como ela impacta o seu dia a dia.

trans-humanismo-hoje3.htmlfafb516f1f2fdbf41be35d1e157849cpimages