O que nos dizem 50 milhões de desenhos?

Forma Fluens trata-se de um conjunto de visualizações construídas a partir da coleção de 50 milhões de desenhos criados no Quickdraw. Quickdraw é um jogo do Google em machine learning e que propõe a representação de um objeto, ação ou animal em apenas 30 segundos. Lançado no final de 2016, em poucos meses o jogo se tornou um sucesso e hoje abriga a maior coleção de desenhos (sketches) já criada.

O que este enorme conjunto de desenhos pode nos revelar sobre as diferenças culturais? Será que a forma como as pessoas desenham e como iniciam e terminam os seus sketches pode nos contar algo sobre a sua cultura de origem?

Para responder a estas perguntas, a equipe do Visual AI Lab mergulhou nos desenhos criados por pessoas de 215 países. Quase metade (45%) dos desenhos foram feitos nos Estados Unidos, seguidos pelo Reino Unido (7%), Canadá (4%), Alemanha (3%), Austrália, Rússia, Brasil, Suécia, Finlândia, República Checa e Itália (2% cada um) e, ainda, Coreia, Tailândia, Arábia Saudita, Vietnam e Japão dentre muitos outros. Na análise realizada foram considerados apenas países que tinham pelo menos 200.000 desenhos com um mínimo de 1.000 desenhos por categoria, limitando a observação a desenhos de 34 países.

Em algumas das categorias foi observada uma mesma sequência nos desenhos. É o caso do rosto humano que sempre é iniciado pelo formato da cabeça (círculo) seguido pelos detalhes da boca e olhos. Não parece à toa o fato de nós brasileiros desenharmos a nossa sandália de dedo (abaixo à esquerda) de um modo diferente do resto do mundo (abaixo à direita).

Mas é bem mais complicado entender porque as pessoas no Japão (abaixo à esquerda) e na Índia (centro)  desenham o peixe sempre virado para a esquerda, No resto do mundo as pessoas variam a posição do peixe (abaixo à direita). Durante a exibição, eu conversei com Mauro Martino e ele me disse que há no Japão uma certa tradição no modo como o peixe inteiro é apresentado nos restaurantes. Já pensou como esse detalhe pode ser tão importante ao ponto de estabelecer a forma como os japoneses desenham peixes?

Forma Fluens foi criado por Mauro Martino, Hendrik Strobelt e Owen Cornec (Visual AI Lab | IBM Research) e apresentado na IEEE VIS 2017 Arts Program em Phoenix, Arizona, de 1 a 6 de outubro de 2017.