O projeto Opte
O projeto Opte foi desenvolvido com o objetivo de visualizar todas as relações na internet de conexões rastreáveis durante 24 horas através de apenas um ponto de conexão. O projeto foi desenvolvido entre 2003 e 2004, quando os computadores e a tecnologia de conexão ainda eram limitadas comparadas com a situação atual.
Depois do desenvolvimento do protótipo o projeto continuou a ser aperfeiçoado, com o software sendo reescrito quadro vezes desde 2004. A principal mudança ocorrida da primeira versão para a mais atual foi a utilização de um modelo de dados BGP ao invés de um modelo baseado na relação do cliente com o servidor.
As primeiras imagens desenvolvidas foram aclamadas mundialmente e representou um grande avanço na forma de se visualizar a internet. O layout e o design são determinados através de algoritmos em diversas aplicações, incluindo uma chamada de Large Graph Layout (LGL) desenvolvido por Alex Adia.
Em 2010 foi lançada uma imagem da internet que foi publicada na Discovery Magazine e se encontra até hoje em exposição no Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque.
Via: Opte