O Índice de uma Vida Melhor

No aniversário de 50 anos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi lançado o Better Life Index, uma visualização de dados para comparar o bem-estar mundial. Foi utilizado o material tradicional, como o PIB, mas com uma nova abordagem interativa para a classificação dos países que compõem a OCDE. Os fatores-chaves observados foram diversos, mas entre eles podemos contar: educação, habitação e meio-ambiente. Ou seja, fatores que contribuem direta ou indiretamente para a vida melhor destes países. 

As flores foram escolhidas porque metaforicamente representam o crescer, nascer, quanto mais altas as flores, mais saude elas possuem. O design é coerente e orgânico, alem de amigável ja que pode abranger públicos menos especializados em observar dados da OCDE.

Ao total são 11 temas e cada país é representado por uma flor, muito semelhante a um dente de leão, cada tópico compõem uma pétala e o cumprimento desta pétala indica a pontuação do respectivo tema naquele pais. Caso nenhuma das pétalas esteja selecionada, a flor é “alta” ou “baixa” de acordo com a media geral dos temas.

Os usuários podem interagir entre as pétalas e, o mais interessante, é que podem definir o peso dos dados de acordo com o que acreditar que seja mais importante para o bem-estar. A pétala selecionada fica em maior opacidade e mais larga, enquanto as outras são levemente “apagadas”, o que pode acarretar mudanças no ranking de países. 

Os índices feitos nessa visualização podem ser compartilhados. E para a OCDE isso pode ser um importante canal de apoio para obter esse contato humano e aprender sobre os temas nos quais as pessoas realmente tem interesse.

O nível de detalhe do Better Life Index é muito alto para cada tema, e mesmo as páginas dos países contam com pequenos gráficos demonstrativos de dados para melhor explicação sobre as flores acima. Completando anos de existência, o projeto ainda é uma grande referência no ramo da visualização de dados interativa e muito bem projetado para um acesso a informação democrático e responsivo.

O site foi traduzido para seis idiomas diferentes, com dezenas de visitantes compartilhando seus índices. Compartilhe você também!