Nova Iorque em movimento

Nova Iorque é uma das maiores cidades do mundo sendo um grande centro de atração para pessoas com os mais diversos objetivos, como por exemplo o sucesso profissional ou como destino turístico para viajantes. Manhattan como ponto central da cidade aonde concentra a grande parte dos interesses comerciais e com grande fama internacional acaba sendo o principal destino para aqueles que se locomovem todos os dias pela cidade.

Esta série de visualizações criadas para o programa norte americano America Revealed mostram o funcionamento dos sistemas de transporte dessa cidade que vem aprendendo ao longo de várias décadas como administrar e inovar os meios de transporte públicos com o objetivo de atender todas as milhares de pessoas que se locomovem pela cidade todos os dias.

O programa entitulado “Nation on the move” ( algo como “nação em movimento) apresenta em forma de visualizações as diversas soluções encontradas para o transporte público. No caso de Nova Iorque o programa começa analisando o transporte aéreo da região da cidade. A região possui 3 aeroportos que são responsáveis por atender uma demanda de um  avião pousando ou decolando a cada 24 segundos da cidade. Veja uma visualização abaixo do que seria um momento no espaço aéreo da região recriado a partir de dados obtidos pelos localizadores das aeronaves.

aereo

Porém todas essas pessoas que chegam a cidade irão necessitar de um meio de transporte para chegarem até o centro da cidade. Para isso uma das soluções encontradas é o transporte náutico tendo em vista que Manhattan é uma ilha. Esse meio de transporte é uma grande atração para turistas que buscam ver a cidade por outros ângulos e para toda a população que visa alcançar a ilha e que tem como via mais rápida a aquática. Um desses meios é o famoso Staten Island Ferry, uma barca que atravessa o rio dezenas de vezes todos os dias para levar cerca de 65 mil pessoas ao coração de Nova Iorque.

nautica

A população que mora em cidades vizinhas também necessitam de uma forma de transporte rápida e eficiente para se locomover até o centro. Os trens são capazes de carregar essa população passando a cada 2 ou 4 minutos e levando os passageiros para uma das duas grandes estações, a Grand Central ou na America’s Busiest Commuter Hub, e estão ligadas ao sistema de ônibus e taxis que abrangem toda Manhattan (linhas em azul).

rodoviaria+trens

Mesmo com todo este sistema a cidade ainda consegue ser tomada por longos congestionamentos. No início dos anos 1900, vendo que o número de habitantes do centro de Nova Iorque vinha crescendo exponencialmente sem dar conta de atender a toda esta população, os administradores da cidade resolveram investir na criação de redes de metrôs que ligassem outros bairros ao centro, de forma a tirar as pessoas do centro para viverem na periferia e terem acesso a seus locais de trabalho de forma rápida. Assim a cidade hoje conta com uma das maiores redes de metrô do mundo que atende milhares de pessoas por dia.

metro

Através dessa série de visualizações é possível se observar que em uma cidade grande como Nova Iorque um sistema de transporte público eficiente é indispensável para manter a cidade funcionando. Esses sistemas estão todos interligados e preparados para transportar um grande número de passageiros de forma rápida e o mais confortável possível, sem sobrecarregar apenas um tipo de transporte, mas sim trabalhando para que todos eles trabalhem juntos para manter a cidade sempre em movimento.

Fonte: pbs site