Network Earth: um olhar sobre a complexidade do nosso planeta

Viver no planeta Terra é fazer parte de um gigantesco sistema. Nosso mundo é constituído por milhões e milhões de redes de interações que vão desde ecossistemas microscópicos a fluxos globais de imigração.

O projeto Network Earth, criado por Mauro Martino em parceria com Jianxi Gao – pesquisador da Universidade do Nordeste em Boston, Massachusetts – explora e busca exatamente compreender a complexidade das conexões que regem o nosso planeta.

As inúmeras relações e possibilidades de interações entre os elementos de um sistema o tornam capaz de se adaptar a alterações do meio em que se reproduz. Mesmo diante de falhas internas ou interferências externas, o sistema pode compensar tais alterações pois apresenta o que se chama de resiliência, ou seja, a capacidade de adaptação de suas conexões. Este mecanismo, porém, funciona somente até certo ponto. Se as alterações prosseguem, a rede já não mais consegue se reorganizar e então entra em colapso.

Prever esta capacidade de resiliência e o ponto de colapso de diferentes sistemas parecia até então impossível, visto que estes fenômenos variam tanto para diferentes redes. Por exemplo, uma simples rede doméstica de computadores e um complexo sistema financeiro apresentam condições de existência tão dispares que, à primeira vista, não se pode traçar relações entre as circunstancias de seus colapsos.

A nova pesquisa, entretanto, utiliza ferramentas matemáticas que se mostram capazes de prever como qualquer rede, desde as mais simples às mais complexas, irá reagir a estímulos e mudança externas. A importância da nova ferramenta reside também na possibilidade de prevenção de catástrofes e danos irreparáveis, sejam ambiental, econômico, social ou de qualquer outra natureza.

 

https://youtu.be/xZ3OmlbtaMU