Music Timeline – Uma linha do tempo da popularidade de gêneros musicais
Qual a sua tribo? Você tem um estilo musical predileto? A música e todos os seus estilos são praticamente uma instituição; eles marcam eras, ditam comportamentos e falam muito sobre o contexto histórico social com os quais estão envolvidos. Esta visualização interativa do Google um deleite para os fãs de música e de sua história.
A Music Timeline, lançada em 2014, permite a exploração da popularidade da música desde a segunda metade do século passado até 2010. A visualização transcreve o mundo musical em gêneros e subgêneros, colocando-os em uma linha do tempo. A popularidade é medida a partir de um compilado de dados do Google Play Music, o aplicativo de distribuição e reprodução de música, e varia de acordo com quantidade de usuários que tem o artista ou álbum na biblioteca.
A linha do tempo apresenta-se num gráfico de ondas de preenchimento total. As formas podem remeter a um equalizador e os gêneros musicais são “separados” por cor, podendo a mesma cor se repetir em gêneros diferentes. A “onda” a ser selecionada ganha destaque com mouse over, auxiliando a navegação em partes mais estreitas da visualização. Uma visualização simples, que escolhe um formato inteligente para falar de música.
Sua navegação também é bem simples e intuitiva. Ao selecionar o gênero, o usuário é levado para uma área de destaque. uma outra “onda sonora”, que destrincha os subgêneros. Dentro deles ainda é possível ver quais os artistas mais populares. Durante todo o percurso o usuário é acompanhado de álbuns que fazem parte daquele contexto, e suas respectivas capas, posicionados, também, da esquerda para a direita, de cima para baixo, por nível de popularidade no aplicativo Google.
No “final” na navegação, o pode-se utilizar um link que leva à Google Play Music, onde é possível comprar a música, ou mesmo o álbum do artista visualizado. Também pode-se pesquisar diretamente sobre um artista, visualizando assim sua “popularidade” individualmente.
É uma excelente visualização exploratória; nela podemos viajar pela história da música por um bom tempo.