Mapa do Vento
Guiando a humanidade desde antes das primeiras explorações do mundo, o ar em movimento é algo natural e extremamente presente na vida de todos nós. Afinal, quem nunca observou as crianças e suas pipas, ou se assustou com os uivos do vento pelas frestas de uma janela?
Avaliando o interesse das pessoas pelo fenômeno do vento, a designer Fernanda Viégas e o matemático Martin Wattenberg, que lideram um grupo de pesquisa sobre visualização em Cambridge, criaram o projeto Wind Map , que expõe, com interessante elegância visual, dados de correntes eólicas sobre o território dos Estados Unidos.
O presente trabalho figura-se como um projeto de arte pessoal, não estando assim, ligado a qualquer instituição. Não são utilizadas quaisquer distorções, em função do volume de dados, no mapa, o que aproxima a vizualização de uma visão de satélite. No link, é possível acompanhar as previsões quase que em tempo real, através de um sistema que gera atualizações de hora em hora.
“Nosso meio é a visualização de dados, uma tecnologia desenvolvida por cientistas da computação para extrair insights de números brutos. Esta técnica é ideal para a investigação de um mundo representado por vestígios digitais, onde a verdade está escondida em massas de informação. Os estudos resultantes assumem formas variadas que passam por imagens e vídeos.”
“Nosso processo é impulsionado pela curiosidade e um senso de aventura. Os dados são o ponto de partida, seguido pelo questionamento incessante, com um toque de espanto e riso. Eventualmente, nós começamos a fazer perguntas que não podem ser respondidas por meio de observação direta. Nesse ponto, começamos a trabalhar no código de software, criando uma série de instrumentos digitais-telescópios e microscópios do mundo abstrato, que revelam mais do que nossos olhos podem ver.”