Illustris- Visualizando 13 Bilhões de Anos de Evolução Cósmica
Illustris é além da mais nova simulação da evolução do universo desde o Big Bang, também a mais precisa criada até o momento. Assim como visualizações precedentes, Illustris pode recriar uma ”teia cósmica” de galáxias bem apurada. A simulação também inclui misturas de galáxias espirais e elípticas; estruturas de larga escala como aglomerados de galáxias, bolhas e vácuos na teia cósmica, assim como estruturas de escala menor, como a natureza química das formações de corpos celestes e previsões de gases e metais que podem fazer parte dessas estruturas.
[Projeção em grande escala do volume illustris em z = 0, centrado no aglomerado de maior massa, com 15 Mpc/h de profundidade. Mostra densidade de matéria escura (à esquerda) em transição com densidade do gás (à direita)].
Nesse universo virtual, os criadores Genel e Mark Vogelsberger capturam o universo 12 milhões de anos depois do Big Bang e delineiam 13 bilhões de anos de evolução cósmica. Graças aos avanços rápidos da tecnologia computacional, eles puderam modelar simultaneamente a evolução de diferentes componentes de formações galáticas, incluindo as de bayrons (matéria visível) e matéria negra . ”Até agora, nenhuma visualização foi capaz de reproduzir o universo em escalas tão grandes e tão pequenas simultaneamente”, diz Vogelsberger.
Aqui você pode ver a distribuição de luz da aglomeração estelar mais maciça da visualização.
Resultado de uma batalha de 5 anos, Illustris inclui ambas matéria normal e escura usando 12 bilhões de ”pixels 3D”. Os cálculos reais levaram 3 meses. Quando a simulação atingiu os dias de hoje, a equipe contava com mais de 41.000 galáxias no espaço simulado.
Visualização da simualção de um mapa da aniquilação de matéria escura.
” Illustris é como uma máquina do tempo. Nós podemos ir para a frente e para trás. Podemos fazer uma pausa na simulação e zoom em um único aglomerado de galáxias ou galáxia para ver o que está realmente acontecendo”, explica Genel .
Assim, é permitido que o expectador melhor acompanhe como o agrupamento filamentar da matéria se desenvolveu ao longo do tempo e entenda como a natureza das galáxias funciona e se distribui ao longo do universo conhecido.