Igualdade de gênero no cinema – Para mostrar os fatos
Discutir igualdade de gêneros é necessário, principalmente vivendo em uma sociedade majoritariamente patriarcal. O cinema, como diversas outras abordagens artísticas e profissionais, tem refletido o aumento do questionamento social acerca desse tema. Mas é claro que ainda não é o suficiente! A busca por justiça social persiste e fica mais forte a cada dia.
É sobre representatividade de gêneros no cinema que trata a visualização Film Dialogue
Hanah Andersen and Matt Daniels da Polygraph perceberam como Hollywood tem procurado se adaptar ao novo cenário onde a igualdade de gêneros e a representatividade feminina são muito importantes e procuraram reflexos disso em diálogos entre personagens, procurando perceber se é fato que personagens masculinos brancos dominam a ficção cinematográfica e, principalmente, o quanto isso tem mudado.
Em sua página oficial, eles destacam que não estão tentado provar nada, apenas mostrar dados reais. Para isso, eles utilizaram 8 mil roteiros e relacionaram cada fala de personagem com um ator. A partir disso, compilaram quais falas eram de atrizes e quais de atores, filtrando apenas 2 mil filmes na última etapa.
A primeira análise de diálogo apresentada é nos filmes da Disney.
Aqui são separadas as categorias: filmes onde os homens estão presentes em mais de 60% dos diálogos, onde a atividade de gêneros é mais balanceada e, por último, filmes onde mulheres tem mais de 60% dos diálogos.
Que diferença entre o primeiro e o último, não é mesmo?!
Nesta visualização é interessante seguir a leitura do embasamento. As vezes, a visualização se mistura com o texto, não deixando muito claro se é uma escolha gráfica ou um erro. Apesar disso, a leitura continua funcional.
É possível, afinal, filtrar pelo filme desejado e ver, no geral, uma comparação entre a atuação de gêneros no cinema.
Caso isso tenha te despertado interesse, vale passar a conferir se os filmes que você está assistindo passam no Teste de Bechdel. Pergunte-se se o filme possui pelo menos duas mulheres que conversam entre si sobre um assunto que não seja um homem, e também se elas têm nomes.