Iconic History – Seu histórico de sua navegação em favicons

Quando começou a desenvolver o projeto, o estudante de design da universidade “Carnegie Mellon”, Shan Huang tinha a pretensão de criar uma biblioteca de livros com todas as páginas que ele já havia visitado. Sua intenção era descobrir o quanto ele teria lido se todas as páginas que ele havia visitado fossem livros. A ideia inicial era que cada página fosse um livro e a sua grossura seria proporcional ao número de palavras de todas as páginas que foram vistas em cada site.

Iniciado o projeto, ele salvou arquivos em html das páginas e estipulou imagens para serem as “capas” dos livros, optando pela escolha dos favicons, pequenos ícones que normalmente contém a logo do site. Fazendo sua biblioteca ficar parecida com a imagem a seguir

img1

Descontente com o resultado e com os problemas que acabou enfrentando (algumas páginas retornavam valores nulos por conta de erros na obtenção do código html, o que prejudicava na contabilização de palavras e a resolução das imagens acabava ficando ruim),  Shan tentou mapear as cores de cada favicon através de códigos no google chrome. A ideia acabou dando errado devido a quantidade de informação que o navegador foi obrigado à processar. Ao final do processo, o navegador devolveu não as cores de cada favicon, mas uma imagem com todos eles lado a lado.

img2

Decidido a aproveitar o erro, Shan começou a trabalhar em cima da imagem que foi produzida, estudando-a e percebendo que havia um favicon para cada acesso ao determinado site.  A idéia era simples e ele decidiu incrementá-la, aperfeiçoando-a até que fosse transformada em um plugin do google chrome passível de download e fácil de utilizar.

Como um dos aperfeiçoamentos, Shan adicionou as datas de cada acesso, marcadas em preto entre um favicon e outro com o dia, mês e ano correspondentes aos acessos. Também é possível acessar aquela página clicando no favicon correspondente a ela.

img3

Shan também desenvolveu dois tipos de filtros diferentes. Em um deles é possível filtrar os acessos por site, selecionando apenas sites específicos . A outra opção é filtrar por hora, escolhendo os horários que estão disponíveis dentro do plugin. Ambos filtros podem ser combinados entre si.

img4

É possível, por exemplo, selecionar o site “Youtube” e mapear os acessos feitos apenas dois horários específicos.

img5 img6

O plugin está disponível para download na lista de plugins do Google Chrome, atendendo pelo nome de Iconic History.

Via: infoaesthetics