I Want You to Want Me

I Want You to Want Me foi comissionado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York como parte da exibição Design of the Elastic Mind. Concebido a partir de uma colaboração entre Jonathan Harris e Sep Kamvar, o projeto explora a busca pelo amor e pelo auto conhecimento no mundo da paquera digital, com dados coletados de vários sites de namoro a cada hora.

who-i-am-big1

breakdowns-big  14079-2

O programa converte os perfis selecionados em uma agitada nuvem de balões azuis (masculinos) e rosas (femininos). A partir de uma série de quatro movimentos, ambos usuários interagem com e exploram o meio digital. Similar com outra colaboração da dupla, We Feel Fine, ele usa dados e uma interface digital para fazer um retrato da emoção humana.

bca4fb8a663b5b9168014e1269a4b18973ea2a18_m   i-want-you-to-want-me

I Want You to Want Me narra a relação do mundo inteiro com o romance, através de todos os sexos, idades, gêneros e sexualidades, armazenando novos dados a partir de uma variedade de sites de namoro a cada poucas horas. O sistema procura nesses sites por certas frases, as coletando e armazenando em seu banco de dados. Essas frases, fora de contexto, fornecem um lampejo inicial sobre como seria a vida privada dessas pessoas. Simultaneamente, o sistema forma uma espécie de espírito coletivo em constante evolução, rastreando os primeiros encontros, desejos, auto- descrições e interesses mais populares.

474eca41c48dc8f1514f928f2dbb49d09909468c_m

O projeto é uma bela colaboração entre a ciência da computação, matemática e arte, que usa dados para suscitar as emoções do usuário em um nível mais pessoal.