"Game On!" – Explorando Posições e Comportamentos em um jogo de basquete.

Dados, em suas múltiplas apresentações, podem variar das coisas mais abstratas para as mais tangíveis. Milhares de visualizações são criadas a partir dos mais variados dados.Dentro dessas, a visualização postada no site da equipe de profissionais da Fathom Information Design chama atenção para mais um desses tantos: O Mapeamento em tempo-real de eventos esportivos, feito com o auxílio de aparatos tecnológicos que cada vez mais possibilitam aos próprios espectadores experiências visuais fantásticas, também podendo ser utilizado na coleta de dados.

0Uma das câmeras utilizadas para o mapeamento.

A idéia era bastante simples. Utilizando várias dessas câmeras de mapeamento, posicionadas em diferentes localizações da quadra durante os jogos, com o auxílio de um computador que resolve algoritmos, o sistema é capaz de produzir conjuntos de posições dos jogadores e da bola a cada novo frame (Nesse caso, 25 vezes por segundo) guardando os dados em uma planilha.

Com os dados, utilizando o Processing, a equipe produziu um sketch para analisar os dados do jogo e ajudá-los a navegar dinamicamente pela partida e por suas estatísticas, permitindo que eles observassem a movimentação dos jogadores e da bola. Essa implementação permitiu que fosse observado o comportamento de cada indivíduo dentro da partida, incluindo um pouco de seu estilo de jogo. O objetivo era descobrir como cada jogador influenciou na partida, seja de forma negativa ou positiva.

1Influência de cada Jogador na partida.

Por exemplo, o jogador  Antonio McDyess do San Atonio Spurs, na ocasião fez apenas seis pontos e sequer foi mencionado como um grande nome do jogo mas analisando a movimentação, pode-se perceber que ele foi crucial para a virada do time e a sua saída foi relativamente próxima à recuperação dos pontos realizadas pelo time do Oklahoma City Thunder.

O acúmulo da movimentação da bola durante o jogo também revelou um padrão interessante aonde pode-se observar outras características do jogo como a concentração próxima à linha dos três pontos, os lugares escolhidos pelos jogadores para fazer as cestas e as “rotas” escolhidas pelos jogadores na hora de executar ataques e contra ataques.

2

O acúmulo das linhas de movimentação dos jogadores também mostrou padrões interessantes que falam não somente sobre a característica individual destes mesmos, mas também sobre o estilo de jogo de seu time, seu posicionamento e o posicionamento de sua equipe

3

Basketball tracking from Fred Fathom on Vimeo.

via: Information Aesthetics