Experimentando informações abstratas

‘Experimentando informações abstratas’ é um projeto de pesquisa que visa a imersão em dados. Imersão em dados é aqui exposta com o objetivo de atingir uma identificação seja emocional ou racional com os dados, muitas vezes expostos de forma fria. Para os alunos Jochen Winker e Stefan Kuzaj são necessários quatro itens para esta experiência dos dados: informação em si, os sentidos relevantes para a transmissão dos dados em questão, a emoção adequada para direcionar a mensagem e uma referência direta da apresentação das informações, para garantir a compreensão dos dados.

Para exemplificar estes teoremas, os alunos produziram três instalações interativas.
Waterpollution – Utiliza cilindros que acionam projeções da poluição sobre a água e a consequência em outros países.
Big-Mac-Index – Compara quantas horas de trabalho são necessárias para poder comprar um Big Mac. O tempo tem de ser realmente experimentado em um aparelho de ginástica. Enquanto o espectador “malha” os países vão aparecendo conforme o tempo necessário.
Human Diagram – Criação de infográficos com o corpo. O usuário controla os bancos de dados através de um tapete interativo. Os infográficos são gerados a partir da silhueta do interator, que pode ser repartido em vários níveis de informação para fins de comparação.