Estudando as relações entre artigos científicos
O designer de interação e professor da universidade de Columbia W. Bradford Paley em parceria com os designers Kevin Boyack, John Burgoon, Peter Kennard e Dick Klavans realizou um projeto encomendado pelo jornal Nature para ser impresso em um tamanho de 42′ x 43′ que foi intitulado “Como paradigmas científicos estão relacionados”.
Na primeira versão criada do trabalho os pontos brancos representam um pequeno grupo de 800.000 trabalhos científicos divididos em 776 áreas da ciência (representados pelos círculos vermelhos). Essa separação de áreas foi feita com base em quão frequentemente cada trabalho é citado junto a outros por autores ou em outros artigos. As linhas curvas em vermelho ligam as áreas que possuem algo em comum. Essas linhas funcionam como elásticos, aproximando as áreas com mais ligações. Cada área, no entanto, possui uma força de repulsão, não permitindo assim que estas se sobreponham ou se aproximem demais. Dessa forma, a aparência geral da visualização irá variar diretamente dos dados inseridos nesta. Outro fator importante é que cada área possui frases saindo de seu ponto. Estas frases representam frases únicas daquela área, ou seja, que não se aplicam a mais nenhum grupo.
Recentemente, devido ao grande sucesso da visualização, que foi publicada em diversos meios inclusive no Brasil, os autores resolveram desenvolver uma nova versão, mantendo a estruturação porém fazendo melhorias na parte gráfica. Nessa nova versão a letra utilizada para as frases que saem de cada ponto foi modificada para a Myriad Pro, uma letra mais leve e moderna que a anterior. O fundo foi trocado para um cinza claro, que permite a visualização dos pontos brancos e detalhes da obra como um todo mais claramente que na cor anterior. As linhas que ligam cada área foram afinadas e modificadas para que possuíssem cores específicas para cada uma, de forma a ficar mais claro as ligações existentes. O resultado final ficou com uma cara mais moderna e uma melhor legibilidade das informações, mantendo ainda as características base da primeira versão.
Para mais informações CLIQUE AQUISorry, this entry is only available in Portuguese.