Escrevendo sem palavras

Stefanie Posavec define seu projeto “Writing without words” como “um projeto que explora métodos de representar textos e visualizar diferenças nas formas de escrita de diversos autores”.

A partir do livro “On the Road”, de Jack Kerouac, a designer criou diferentes formas básicas de analisar visualmente obras literárias, de forma que futuramente seria possível comparar diferentes livros e seus escritores. Levantar dados numéricos sobre as estruturas e sentenças e gerando uma visualização, de acordo com ela, foi a solução mais apropriada pois “enfatiza as complexidades intrínsecas ao assunto, trazendo-as à atenção do observador”.

Um fato curioso é que a designer preferiu fazer o levantamento de dados manualmente, contando palavras e frases. Além disso, também criou as visualizações sem utilizar programas de visualização como o Processing, por exemplo. Ela diz ter feito essa escolha tanto pela opção da forma orgânica quanto pelo seu gosto pelo processo.

Organismo literário

Basicamente, uma estrura em árvore que demonstra as subdivisões da 1ª parte do livro “On the Road” em capítulos, depois em parágrafos, frases e palavras. As cores são utilizadas de acordo com o tema.

02

01

Desenho das frases

O tamanho de cada linha é proporcional à duração da frase correspondente; quando ocorre o fim da frase, essa linha vira para a direita. Assim, é possível visualizar o estilo de escrita de um autor – se ele prefere frases mais curtas (é mais conciso) ou longas (prefere criar um fluxo mais vagaroso de leitura).

03

Duração das frases

Cada traço representa uma palavra, cada coluna uma frase.

04

05

Para mais informações sobre o projeto, visite o site da artista.