Entendendo Shakespeare
Projeto do designer Stephan Thiel, Understanding Shakespeare tem como objetivo proporcionar uma visão geral das peças do dramaturgo inglês, mostrando os conjuntos de palavras mais usadas pelos personagens.
As cenas são representadas por bloco e em escala de acordo com o número de palavras. Os personagens são ordenados da esquerda para a direita através de toda a peça. As maiores falas são destacadas para mostrar a quantidade de palavras em relação ao resto da obra.
Para chegar a este resultado, o designer organizou o trabalho em quatro etapas:
Shakespeare Resumido – Um algoritmo (Classifier4J) escolhe o trecho mais representativo da peça através da quantidade de palavras repetidas que ele contém. Depois, o software seleciona a frase que contém a maioria dessas palavras.
Eu, Tu, Eles – O próximo passo é determinar o papel de cada personagem, agrupando os pronomes pessoais falados por eles, identificando os seus objetivos e pensamentos.
Entrada e Saída – Representar visualmente as entradas e saídas do palco de cada personagem, além de ações como dormir, cantar, entre outras que podem ser um indicativo da carga dramática das cenas. Esta etapa é feita manualmente.
Shakespeare no Google – Identificar as citações mais famosas, e possivelmente mais emblemáticas, a partir do número de resultados obtidos por uma busca no Google.
A intenção de Thiel é “apresentar uma nova forma de ler dramaturgia para auxiliar o entendimento dos trabalhos de Shakespeare de formas novas e perspicazes de modo a resolver os nossos mudados hábitos de consumir narrativas e conhecimento através das possibilidades de visualização de informação”.
O projeto ainda rendeu um livro homônimo. Mais informações em www.understanding-shakespeare.com
(via designboom)