Dirty Data

Você já pensou o quanto de energia está gastando ao navegar na web?

A internet revolucionou nossas vidas, e a cada dia necessitamos mais dela para diversos fins no nosso dia-a-dia, mas o que acontece com a quantidade imensa de dados que geramos? Para maioria de nós, o conceito de computação em núvem, passa a impressão de que esses dados estão pairando pelo ar, ou vão para alguma outra dimensão, mas na verdade necessitam de imensos server farms para serem armazenados. Empresas como Google, Facebook e Amazon, utilizam enormes data centers que consomem tanta energia quanto uma indústria e a grande maioria delas ainda faz uso de energias poluentes e não-renováveis.

Há dois séculos atrás, quando deu-se o início  da Revolução Industrial, ainda não se sabia os danos que o uso de certas fontes de energia causariam ao meio ambiente. Hoje, a Revolução Digital acontece dentro de um contexto onde todos têm a consciência desses efeitos e dispomos de novos recursos e tecnologias que diminuem o impacto ambiental, mas ainda assim, empresas da vanguarda digital, continuam à consumir energia como nossos antepassados faziam.

fonte: How dirty is your data? (Greenpeace).

O vídeo de Patrick Clair, é um bonito e interessante infográfico que nos ajuda a visualizar melhor as dimensões desses fatos.