Descomplicando o cinema – cronologias, relações entre personagens e referências

Sabe aquele filme complicado que você tem que assistir pelo menos umas duas vezes para começar a pegar a ordem cronológica, os easter eggs ou quem é quem na imensa lista de personagens? Filmes com viagens no tempo, referências a clássicos e narrativas épicas costumam apresentar essas características que, sendo incríveis e ricas em sua composição, fazem filmes excelentes… e as vezes confusos.
Pensando nisso, o blog da Visually, uma empresa especializada em conteúdo de visualização, reuniu uma série de infográficos que ajudam a entender o que está acontecendo em filmes como “De volta para o futuro” e “Pulp Fiction”.

Sobre viagens no tempo

A triologia “De volta para o futuro”  (1985) é clássica quando o assunto são viagens no tempo. Este infográfico apresenta os eventos ocorridos na triologia em linhas do tempo separadas para cada filme, explicando o que acontece em cada momento relevante da história.

back to the future; visualization; time line

Narrativas não lineares

Filmes que começam pelo fim ou apresentam os fatos “picados” no decorrer da narrativa são não raramente considerados desinteressantes pelo nível de atenção e entendimento que cobram do espectador. “Pulp fiction” (1994) é um exemplo de narrativa não linear explicada neste infográfico.

pulp-fiction-timeline_502917c9acd33

Informações codificadas

São aqueles detalhes que as vezes passam despercebidos ou personagens apresentados num determinado momento que só terão um papel importante na história muito tempo depois. Para apresentar filmes com essa característica a visualização escolhida foi a do filme “Jogos mortais” (Saw, no original, série iniciada em 2004), que apresenta o tempo de vida de cada personagem e o tempo de relevância no decorrer da história.

Saw;

Interações entre personagens

A triologia “O Senhor dos Anéis” (iniciada em 2001 e encerrada em 2002) baseada na obra de J.R.R. Tolkien, apresenta uma longa lista de personagens e relações entre eles que podem fazer toda diferença no contexto dos filmes, assim como a triologia original de “Star Wars”. As visualizações a seguir explicam melhor essas relações.
The lord of the rings; star wars; visualizantion; charactes; jurassic park

Desenvolvida pelo grupo grupo brasileiro da Área 42, a visualização de percurso dos personagens no filme “O Hobbit: uma jornada inesperada” dá curiosidades sobre o trabalho de Tolkien e entrelaça com a narrativa de “O Senhor dos Anéis”.

The Hobbit; Área 42; movie; infographyc; visualizantion

Para mais infográficos sobre outros filmes, acesse a postagem na página do Visually neste link.

Visually é uma empresa estadunidense localizada em São Francisco, especializada em criar infográficos e principalmente vídeos informativos. O grupo, em seu vídeo informativo “What is Visaully” (O que é a Visually), apresenta a equação: Ideias + Data + Design = Visualização. E trabalha muito bem com ela, por sua vez. A Visually também afirmar apresenta visualização como uma união entre o design, o jornalismo e a análise de informações, o que, segundo a empresa, é o ideal para lidar com toda a quantidade de informações da “Age of Big Data”. Para conhecer a apresentação da empresa em vídeo e ter mais acesso as informações citadas anteriormente acesse o vídeo no youtube.Sorry, this entry is only available in Portuguese.