DatavizBR: A Visualização de dados com sotaque brasileiro
Rodrigo Medeiros, designer de interação, professor do instituto Federal da Paraíba e curador do datavizbr, recebeu um convite de Sara Mesquita e Caroline Doyé do Datavis Lisboa para participar de uma live para comentar sobre o que tem sido feito a visualização de dados no Brasil nos últimos 10 anos. Esse trabalho foi proveitoso para discussão de outros materiais e mostrar o que estamos deixando para a história e o que já nos deixaram de aprendizado e boas práticas com profissionais de sotaque brasileiro.
A apresentação realizada no dia 8 de julho contou com os seguintes tópicos: A história da infografia no Brasil; As categorizações que têm sido feitas pelo autor desde 2015 sobre tipos de trabalhos de visualização de dados no Brasil; Design e Computação junto a Ciência de dados; Profissionais no Jornalismo de dados; Interfaces cartográficas e a última sobre grupos de pesquisa e comunidades que trabalham com datavis no Brasil.
Você pode assistir a Visualização de Dados com sotaque brasileiro aqui:
A partir da live está sendo feito uma série de publicações sobre os tópicos abordados acima. Cada publicação trás a tona uma série de autores brasileiros que impactam a sociedade. Visualização de dados com sotaque brasileiro já foi ao ar com sua versão resumida abordando diversos tópicos. Mas sua primeira e segunda parte está na plataforma Medium.
A primeira parte da publicação é sobra a história da infografia do brasil, com diversos jornalistas de dados desde a década de 1990, premiados e super respeitados mundo a fora. Essa geração de pesquisadores deixaram seus legados para nos influenciar até hoje.
A segunda parte conta sobre autores de datavis atuais que integram a categoria Arte e seus trabalhos com interfaces físicas. A pesquisa foi realizada por Rodrigo Medeiros em parceria com Júlia Gianella e essas categorias estão no artigo Visualização de dados: avanços por pesquisadores brasileiros publicado no (7º Congresso Internacional de Design da Informação), um evento da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI).