Data Storytelling: Contando histórias com dados

Com a enxurrada de dados e informações oferecidas a todo momento, fica cada vez mais difícil ganhar a atenção das pessoas para assuntos relevantes ou comunicar mensagens com dados densos e complexos de entender rapidamente. Além disso, é preciso fazer a informação ser compreendida de maneira mais amigável para causar o impacto desejado que dados importantes precisam.

Nesses casos, uma boa prática para transformar a visualização de dados em um material que se conecta com o público alvo é a prática de Data Storytelling, que foca em contar histórias.

Com uma narrativa criativa, o objetivo é ganhar a atenção do usuário fazendo parte de seu universo, utilizar a imersão para apresentar os dados e transmitir uma mensagem que o faça visualizar os dados de maneira compreensível. Resultando em uma abordagem sensível e conectada ao público, muitas vezes a prática acaba gerando um alto engajamento do público com o conteúdo.

Há várias maneiras de aplicar o data storytelling, abaixo reunimos alguns exemplos:

The Lost Class

Em “The Lost Class”, o data storytelling é utilizado para chamar atenção do público para um evento baseado em fatos, que aparentemente não demonstra nenhuma anormalidade. Porém, após captar a atenção do público, começa a expressar a mensagem e passa a informação sobre o número de alunos assassinados por armas de fogo.

Apesar de serem poucos os dados nessa apresentação, ela materializa os números e dá dimensão para o espectador de quantos alunos estão ausentes naquele que era para ser um evento de formatura.

Buscas do ano 2020

Para apresentar as principais buscas do ano de 2020 por seus usuários, a Google Brasil decidiu utilizar da prática de data storytelling para amenizar um pouco o sentimento das pessoas sobre o terrível momento da pandemia do covid-19. Criando uma narrativa que conecta as incertezas sobre o momento às principais necessidades de seus usuários no ano, dar um senso de coletividade e motivação, além de mostrar o impacto e renovar a conexão do público com a ferramenta.

No caso da Google, o importante não são os números, mas sim os resultados, porém em muitas situações é preciso comparar informações, mostrar gráficos e o assunto pode ser um pouco entediante para quem precisa entender. No exemplo a seguir é criada uma narrativa para contextualizar fatos e visualizações de dados ao longo do tempo para falar sobre a violência das armas nos Estados Unidos.

O estado da violência armada nos EUA explicado em 18 gráficos

Algumas vezes os assuntos são complexos e os dados muito densos, é preciso de mais esforço de quem visualiza para a compreensão, ou até mesmo de mais contexto sobre outros fatores que fazem dos dados apresentados tão impactantes. Nessa hora é importante sair do convencional e o data storytelling pode fazer o público ter uma compreensão melhor de cada informação passada através dos dados.

Neste exemplo são utilizados vídeos e notícias reais, de momentos da sociedade estado unidense para ganhar a atenção, passar credibilidade e impactar emocionalmente acerca dos dados apresentados.

Data storytelling é uma prática rica de possibilidades, estes exemplos foram apenas para situar sobre como ela pode ser aplicada, agora que já sabe um pouquinho sobre, espero que esse conhecimento te ajude.