Dados no mapa-mundi
O clip musicado acima não deixa dúvida: “It’s all about money”. Mas trata-se apenas uma forma bem humorada de apresentar alguns dos muitos mapas disponíveis no site Worldmapper. A proposta do site é produzir e disponibilizar mapas redimensionados de acordo com o tema abordado (educação, transporte, alimentação, trabalho, etc). Mapas de visualizações relacionadas à população mundial também são desenvolvidos no site Worldpopulationatlas, de onde obtive a figura abaixo sobre a distribuição da população do Brasil, inspirada em um inseto.
O trabalho é organizado por uma equipe interdisciplinar predominantemente relacionada à Universidade de Sheffield. Danny Dorling é um dos pesquisadores e foi do site do seu grupo de pesquisa, Desigualdades sociais e espaciais (Social and Spatial Inequalities) que eu retirei o clip acima. Diversas fontes de dados são utilizadas e muitos mapas são liberados em PDF com explicações adicionais.
No primeiro momento, os resultados podem chocar por conta da deformação das fronteiras, mas é uma forma original e proveitosa de utilizar mapas-mundi. Não pude me aprofundar, mas gostaria de saber como as relações entre dados e a área de cada país são consideradas nos cálculos matemáticos.