Dados Assustadores: Data Vis e Terror no Halloween
Neste Halloween separamos duas visualizações de dados com a temática de terror. Uma reforçando a ideia que visualizações com dados pessoais podem ser super legais para contarmos sobre as nossas coisas favoritas, outra mostrando que mesmo assuntos complexos como a funcionalidade do medo em nosso cérebro e suas consequências, pode ser melhor explicado e compreendido com visualização de dados.
A evolução dos filmes de terror entre 1896 e 2020.
Apaixonado pelo gênero de filmes de terror, Bo McCready decidiu fazer uma visualização de dados que contasse mais sobre a evolução do gênero cinematográfico.
Coletando dados do IMDB, Bo reuniu as informações em quatro eras: criação, onde os filmes começaram a ser introduzidos; fundação, uma época em que o gênero ainda é uma parte pequena do mercado, porém já começa a criar clássicos; expansão, quando os filmes se proliferam e o gênero começa a ser respeitado na indústria; explosão, que marca o momento onde o terror se torna extremamente popular e lucrativo, além de bem mais diverso em seus subgêneros.
Além disso, Bo separou todas as informações, detalhando os principais títulos de cada época, a evolução dos subgêneros e quais os seus filmes favoritos.
A anatomia do medo
O que seria do Halloween e os clássicos de terror se não sentíssemos medo? Para abordar o assunto de forma temática e trazer várias informações super interessantes, a equipe do site sortable.com decidiu criar um infográfico que passeia pelas nuances de como o medo acontece em nosso cérebro.
O gráfico também traz várias informações sobre atrações americanas que causam medo, no Halloween e durante o ano todo, além disso, traz a lista de medos mais comuns e os medos mais estranhos que as pessoas têm, confira abaixo: