Culturegraphy: 100 anos de referências no cinema

A visualização Culturegraphy, desenvolvida por Kim Albretch, apresenta 100 anos de referências culturais no cinema.

Os filmes são apresentados em pontos e suas referências (tanto presentes no filme quanto feitas sobre ele) são linhas direcionadas aos títulos que possuem as ligações. O projeto interativo apresenta uma informação interessante; ao tratar de referências no cinema, ele cai na esfera do cinema pós moderno, onde as referências tornam-se muito presentes nos filmes. Por esse mesmo motivo foi escolhido o gradiente entre as cores azul e vermelho, que indicam a transição para a era pós moderna, concretizada na visualização em 1980.

A série de visualizações não se limitam aos filmes, mostram também referências culturais feitas ao longo do tempo (como memes!). Assim é possível optar, num filtro lateral no site, por visualizar referências cinematográficas (e seus subgrupos), sobre “pessoas” e suas obras.

Os filmes estão posicionados por ano no gráfico (eixo Y) e pelo número de conexões que têm (eixo X), ou seja, quanto mais para a direita, mais conexões. Ao clicar num filme ele é selecionado, e apenas suas referências são exibidas. Também é possível separar os filmes por gênero.

A outra forma de interação com a visualização é criando uma barra lateral no eixo Y que abranja a quantidade de informação desejada. Assim, pode-se optar, por exemplo, por visualizar de 1970 a 1990, ou arrastar essa barra e visualizar 20 anos de títulos.

Todo o projeto das visualizações é muito consistente, apresenta conceitos interessantes e, ao relacionar com pessoas, por exemplo, trata o cinema como a mídia transcultural que ele é.

O site contém uma descrição muito bem detalhada do projeto, além de vídeos de divulgação, como este que mostra como navegar na visualização.

culturegraphy4