A corrida eleitoral estadunidense em tempo real
Após uma longa e furiosa corrida eleitoral, se encerra hoje, dia 8 de novembro, as eleições presidenciais americanas de 2016. A disputa entre a democrata Hillary Clinton e o magnata republicano Donald Trump se mostra acirrada e seu desfecho, imprevisível. O The New York Time, obviamente, não poderia deixar de cobrir este evento e leva-lo na integra para seu leitor.
Na home do site do jornal, uma visualização do mapa norte-americano, acompanha em tempo real a disputa pelos votos em cada um dos 50 Estados do pais, que ao todo somam 538 votos no colégio eleitoral. O candidato – ou candidata – a se eleger é aquele que obter no mínimo 270 votos no colégio eleitoral. O fechamento das Urnas se iniciam às 06:00 p.m. do horário americano e nesta visualização publicada anteriormente no NYT, é possível entender como este cronograma irá funcionar para todo o território.
No mapa interativo, os Estados mudam de cor e intensidade à medida que as urnas vão sendo apuradas, indicando qual o partido está liderando aquele território. Com o clique sobre um deles, ou no pequeno mapa lateral, é possível ver a disputa em cada colégio eleitoral do Estado. Uma barra superior divide os colégios eleitorais já apurados entre os dois candidatos, enquanto a contagem se aproxima da decisão vitoriosa.
Abaixo, mais informações podem ser apuradas em tempo real, através de tabelas que constantemente se alteram para mostrar a prospecção dos votos e a tendência de votos, comparando-os ainda com as eleições de 2008 e 2012, nas quais Barack Obama saiu vitorioso.
A contagem de votos está prevista para a 1:00 a.m., madrugada do horário brasileiro.