Contabilizando as mortes provocadas por policiais nos Estados Unidos

O governo americano não mantém um registro completo das mortes causadas por tiros fatais vindos da polícia, tais dados são de suma importância e por isso, diante de acontecimentos envolvendo policiais e vítima fatais, o jornal The Guardian resolveu fazer seu próprio registro interativo, tomando nota desses números trágicos.

A visualização The Counter: People killed by police in US  trás dados sobre as mortes provocadas por policiais em cada estado dos Estados Unidos, funcionando de forma interativa e permitindo ao usuário explorar os diferentes filtros que revelam mais e mais dados. Apresentando dois modos diferentes, um de lista e um de mapa, a visualização destaca as pessoas que foram mortas, exibindo dados sobre as mesmas.

No modo mapa, cada morte é representada por um quadrado amarelo disposto dentro do mapa dos Estados Unidos, que exibe o nome da vítima quando o mouse é passado por cima. Ao clicar no quadrado referente àquele nome, é exibido um pequeno perfil da vítima, contendo suas informações pessoais e a data de sua morte. Uma pequena lista com as cidades que apresentam maior número de mortes também é exibida na parte superior do mapa.

2

3

O modo lista já apresenta um funcionamento diferente. Nela as mortes são organizadas por suas datas, criando uma espécie de calendário com todas as ocorrências de vítimas fatais. Neste modo, é possível fazer buscar por nomes e aplicar filtros, tornando o resultado mais específico.

4

Na parte superior da visualização é possível ter acesso aos números gerais divididos por etnias, tendo acesso também ao número de cada estado, podendo inclusive organizá-los por nome ou pela quantidade de vítimas fatais que cada estado apresenta.

5

via: flowing dataSorry, this post is only available in Portuguese