Consuma memórias de Christian Boltanski
O projeto Storage Memory, de Christian Boltanski, começou em 2012 e tem a pretensão de alcançar o maior número de espectadores possíveis na rede. Ele funciona da seguinte maneira: por uma assinatura mensal de 120 euros, Christian envia vídeos originais de um minuto para os sites cadastrados. No final do prazo, os participantes recebem um certificado de participação on-line.
Os filmes de Boltanski são sempre abstratos, inspirando uma atmosfera de contemplação nos espectadores. O objetivo final do projeto é criar uma espécie de autorretrato de suas emoções e experiências de vida e deixar ao público a possibilidade de livre interpretação.
Simultaneamente, também há um projeto patrocinado por David Walsh, um colecionador de arte da Tasmânia, que mantém quatro câmeras filmando o estúdio de Boltanski, até o dia da morte do artista.
Uma característica interessante da proposta é trazer uma nova logística à arte. Não é mais necessário deslocar-se até museus para vivenciar a obra de arte, agora, a obra pode ir até você.
Infelizmente, o conteúdo de Storage Memory não está disponível na internet. Ainda assim, é possível conhecer intervenções de Boltanski, um dos mais importantes artistas contemporâneos, em sua página no MoMA, ou em entrevistas.
Assista a entrevista dele sobre o projeto de filmagem do seu dia a dia no estúdio para o canal Tate.
Sorry! LabVis’ blog posts are not available in English language. Check out our portfolio in Projects to know our work in English.